Ciência e Tecnologia

Professor e investigador do Técnico galardoado com bolsa para avanços em oncologia

Inserido no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), Emanuel Gonçalves detém agora uma bolsa Fulbright.

A tecnologia de edição de genes CRISPR-Cas alterou a relação da comunidade médica com algumas doenças. O potencial para diagnosticar e tratar condições de saúde, como o cancro, aumenta exponencialmente quando a Inteligência Artificial é incorporada. É exatamente sobre isso que Emanuel Gonçalves, professor do Técnico e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) especializado em Raciocínio Automatizado e Fiabilidade de Software, irá trabalhar durante o seu período sabático no Broad Institute do MIT e de Harvard, ao abrigo de uma bolsa Fulbright que acaba de lhe ser atribuída.

Durante a sua estadia de três meses em Cambridge, Massachusetts, no segundo trimestre de 2025, o investigador analisará um rastreio CRISPR-Cas9 resultante de trabalho de laboratório previamente realizado por uma equipa experimental. Emanuel Gonçalves tem vindo a trabalhar na aplicação de machine learning à biologia do cancro e resistência a fármacos, nomeadamente integrando rastreios genéticos funcionais de alto rendimento com tecnologias multi-ómicas ricas (o que permite a análise de múltiplos tipos de dados biológicos em simultâneo). O investigador pretende desenvolver um método eficiente para modelar esta informação, possibilitando a realização de rastreios de edição de base combinatória, ou seja, estudar simultaneamente várias interações e perturbações entre proteínas.

“O Broad Institute é uma instituição de referência na área”, sublinha Emanuel Gonçalves. Esta visita ao Broad Institute vai “reforçar a participação do INESC-ID e do Técnico no consórcio internacional DepMap”, uma plataforma que visa capacitar a comunidade de investigação para fazer descobertas relacionadas com as vulnerabilidades do cancro. Para além disso, “permitirá conhecer as tecnologias emergentes que estão a moldar a próxima geração de modelos de aprendizagem automática em biologia celular”, refere o investigador na sua candidatura.

Fascinado pelo potencial da edição de genes para o estudo do cancro, o investigador tem estado envolvido numa série de estudos centrados na aplicação de rastreios CRISPR-Cas9 em grande escala. O objetivo final durante a sua estadia no Broad Institute é empregar novas abordagens de aprendizagem automática para estratificar eficazmente os doentes e identificar alvos de medicamentos de formas inovadoras.

As bolsas do Programa Fulbright oferecem a estudantes e professores portugueses a oportunidade de estudar, lecionar ou fazer investigação nos Estados Unidos da América, bem como a estudantes e professores americanos a oportunidade de desenvolver o mesmo tipo de atividades em Portugal.

* Texto em colaboração com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID)