Ciência e Tecnologia

Professor Yasser Omar eleito membro para a Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa

Yasser Omar foi eleito membro correspondente da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa.

Vencedor de 7 projetos de investigação europeus e um projeto americano no domínio das Tecnologias Quânticas, o professor Yasser Omar fundou o QuTe Lab – Quantum Technologies Laboratory, em 2019, demonstrando pela primeira vez, em Portugal, evidências de comunicações quânticas sem-fio. Yasser Omar foi agora admitido como membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (na classe de Ciências, na secção de Física).

Licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Técnico, e doutorado em Física pela Universidade de Oxford, o professor Yasser Omar é, atualmente, docente do Departamento de Matemática do Técnico e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), em Lisboa, onde fundou e lidera o Grupo de Física da Informação e de Tecnologias Quânticas.

O Grupo de Física da Informação e de Tecnologias Quânticas tem estado envolvido em diversos projetos de investigação e formação, os últimos dos quais o Portuguese Quantum Communications Cube-Satellite (QuantSat-PT), que decorreu até novembro de 2022, em parceria com o Instituto de Telecomunicações, o Quantum Entanglement in High Energy Physics (QEntHEP), que decorre até meados de 2023 e o Architectures for Quantum Information Processing (AQuIP), igualmente a decorrer até ao terceiro trimestre de 2023.

O professor Yasser Omar esteve ainda envolvido na criação e liderança da Flagship in Quantum Technologies, um programa da Comissão Europeia, que envolveu um financiamento de vários milhares de milhões de euros, para tornar a Europa um líder mundial no domínio das tecnologias quânticas.

A atribuição do diploma ocorrerá no próximo dia 7 de julho de 2022, no dia da Academia das Ciências de Lisboa.