Ciência e Tecnologia

Professora do Técnico nomeada para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Inês Lynce integra órgão consultivo do Governo em matérias de ciência, tecnologia e inovação.

Inês Lynce, professora do Instituto Superior Técnico e presidente e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), foi nomeada para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Este é o órgão consultivo do Governo em matérias de ciência, tecnologia e inovação, que funciona junto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da economia e da ciência e tecnologia. A nomeação foi apresentada hoje, 5 de novembro, por Luís Montenegro, primeiro-ministro do XXIV Governo da República Portuguesa, no Técnico Innovation Center, em Lisboa. O  despacho da nomeação também já se encontra publicado em Diário da República.

O CNCTI tem como principais competências colaborar no desenvolvimento e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, na internacionalização da ciência portuguesa e promoção da língua portuguesa como língua de trabalho em ciência, assegurar o aconselhamento científico e fomentar a articulação transversal e interministerial das políticas de ciência e tecnologia.

O CNCTI deve ainda colaborar nos debates parlamentares em matéria de ciência, tecnologia e inovação, sempre que para tal seja solicitado pela Assembleia da República.

A nomeação das “individualidades de reconhecido mérito representantes (entre outras organizações) das instituições de ensino superior” compete ao primeiro-ministro, sob proposta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da economia, da ciência e tecnologia e do ensino superior.

Inês Lynce é também atual codiretora da parceria Carnegie Mellon University (CMU) Portugal. Desenvolve investigação na área da inteligência artificial, nomeadamente na resolução de restrições e otimização. As suas principais contribuições incluem o desenvolvimento de algoritmos de pesquisa e a aplicação desses algoritmos na resolução de problemas práticos.

Recebeu o prémio Deloitte-ULisboa 2008 e o prémio PremeIA 2009 da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial. Desde 2020, faz parte do Conselho Editorial do Artificial Intelligence Journal (AIJ) e, anteriormente, fez parte do Conselho Editorial do Journal of Artificial Intelligence Research (JAIR). Foi co-organizadora da escola de verão SAT-SMT-AR 2018 e copresidente da 21ª International Conference on Theory and Applications of Satisfiability Testing (SAT’19). Será a copresidente do programa da Conferência Europeia sobre Inteligência Artificial (ECAI) de 2025. É membro recorrente de vários comités de programa de conferências científicas.