Ciência e Tecnologia

Professores do Técnico entre os vencedores de prémio que procura os edifícios mais transformadores do mundo

Projeto de Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira entre 22 vencedores do prémio de arquitetura RIBA International Award for Excellence 2024.

Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, professores do Instituto Superior Técnico, integram o lote de 22 vencedores (de 14 países) do prémio de arquitetura RIBA International Award for Excellence 2024. Em representação da SAMI-arquitectos, o destaque deve-se ao trabalho desenvolvido no edifício da Adega da Azores Wine Company, na ilha do Pico, em colaboração com DRDH-Architects.

O edifício, classificado como “exemplar na sua relação com o cenário” é inspirado na natureza e construído a partir das rochas de lava que formam os terraços artificiais da adega. Num contexto em que o cultivo de uvas num ambiente vulcânico varrido pelo vento se torna um grande desafio, permite aos visitantes conhecer os processos produtivos da adega e a função industrial do edifício, desenhados ao longo de um percurso que interpreta e ilustra o cultivo.

O Prémio Internacional RIBA é atribuído pelo Royal Institute of British Architects em celebração de edifícios de todo o mundo que demonstram pensamento visionário, excelência de design e impacto social. “Independentemente do estilo, complexidade e dimensão do projeto e do orçamento, os projetos bem-sucedidos demonstram um pensamento visionário ou inovador e excelência de execução. Os vencedores serão então considerados para o Prémio Internacional RIBA, na nossa busca pelo novo edifício mais transformador do mundo”, lê-se no site do Prémio.