Programa de Bolsas PAX-IAX Santander

O Programa de Bolsas PAX-IAX Santander destina-se a professores e investigadores auxiliares do Técnico.

O Instituto Superior Técnico, em conjunto com o Santander, concede apoios, de natureza financeira ou outra, destinados a apoiar licenças sabáticas parciais no estrangeiro de Professores Auxiliares e Investigadores Auxiliares do Técnico durante o seu período experimental.

Podem candidatar-se aos apoios a que se refere o presente regulamento os Professores Auxiliares e Investigadores Auxiliares do Técnico que estejam em período experimental no período de candidatura definido no respetivo edital e que ainda não tenham beneficiado deste apoio em edições anteriores do programa.

As candidaturas são avaliadas genericamente, em mérito absoluto, de acordo com os seguintes critérios:
a) Relevância da licença sabática parcial para o projeto científico do candidato
b) Qualidade da instituição estrangeira de acolhimento e do grupo de investigação de acolhimento
c) Período de permanência na instituição estrangeira de acolhimento
d) Nível de comprometimento do grupo de investigação de acolhimento

O valor atribuído a cada candidatura nesta edição será de €2.083,00, num total de 12 bolsas.

Formulário de candidaturas em: http://app.becas-santander.com/program/bolsas-santander-competencias-bolsas-pax-iax-santander-or-tecnico

Neste processo deverão ser submetidos, entre outros:

* o projeto científico que o candidato pretende desenvolver durante o seu período experimental (em princípio, deverá corresponder ao documento submetido no concurso para a posição de Professor ou Investigador Auxiliar).
* indicar (i) a instituição estrangeira de acolhimento e do grupo de investigação em que o docente ou investigador ficará integrado durante a sua licença sabática, (ii) duração do período de permanência nessa instituição, e (iii) informações adicionais que permitam aferir a relevância e o comprometimento desse grupo de investigação no contexto da licença sabática, preferencialmente suportadas por cartas do anfitrião nesse grupo, bem como os resultados esperados (máximo ½ página A4).
*Sempre que solicitado, os candidatos devem disponibilizar informação e documentação complementar, ficando a análise e decisão do pedido de apoio condicionados à entrega da informação e da documentação solicitada.
*As candidaturas devem ser apresentadas dentro dos prazos estabelecidos nos respetivos editais.

Esta informação não dispensa a consulta do regulamento do programa, que consta na call disponível no site do Santander (link para submissão de candidaturas, indicado acima).

Para esclarecimento de eventuais dúvidas, contactar maria.raposo@tecnico.ulisboa.pt