Ciência e Tecnologia

Projeto de professores do Técnico recebe bolsa José Manuel de Mello

Equipa de investigação contará com um financiamento de 150 mil euros para projeto que quer melhorar a sustentabilidade na indústria química.

A Fundação Amélia de Mello distinguiu o projeto “CCU-Tailor: Projeto e Optimização de processos de captura e conversão de CO2 à medida do contexto industrial”, da autoria de três docentes do Departamento de Engenharia Química do Técnico. Os também investigadores Pedro Mendes (Centro de Química Estrutural – CQE), Henrique Matos (Centro de Recursos Naturais e Ambiente – CERENA) e Carmen Bacariza (CQE) – foram premiados com a bolsa José Manuel de Mello – Empreendedorismo 2024. O prémio por este projeto de criação de um software comercial para captura e utilização de carbono foi entregue a 28 de junho, no Centro Cultural de Belém, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

Pedro Mendes, investigador principal do projeto, afirma  que com esta bolsa, será possível “conseguir ter um impacto real na melhoria da sustentabilidade da indústria portuguesa” ao criar-se “uma ferramenta com base em conhecimentos científicos sólidos”. O projeto pretende alcançar “um patamar de aplicação direta das descarbonização da indústria química” e usar o conhecimento existente “para desenvolver um software – o CCU-Tailor- para projetar processos industriais de descarbonização, à medida do contexto de cada fábrica”. 

Os 150 mil euros arrecadados serão “sobretudo investidos na contratação de investigadores e aquisição de computadores” para desenvolvimento de software, bem como na aquisição da “base de dados Ecoinvent” de forma “a estimar com elevada abrangência e precisão o impacto real dos processos CCU (Carbon Capture and Utilisation) projetados”, afirma o também investigador do Centro de Química Estrutural (CQE).

Como próximos passos, Pedro Mendes destaca a abordagem a “várias indústrias nacionais para aferir as suas dificuldades na descarbonização” para posterior “desenvolvimento dos modelos dos processos”. 

Esta bolsa, atribuída pela Fundação Amélia de Mello em parceria com a Business Council for Sustainable Development Portugal, apoia empreendedores com projetos originais nas áreas da sustentabilidade e descarbonização

Em 2021, Maria Paula Mendes, investigadora do CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, recebeu o Prémio de Investigação Científica Alfredo da Silva, promovido pela Fundação Amélia Mello, na categoria Empreendedorismo.

A Fundação Amélia Mello é também mecenas do Técnico ao atribuir todos os anos as bolsas Bondalti e Fundação Amélia de Mello a estudantes da Escola.