Ciência e Tecnologia

Projeto do INESC-ID nomeado para Prémio Radar de Inovação da Europa

Selecionado entre todos os projetos financiados pela Comissão Europeia, o RAGE está agora dependente dos votos do público para vencer o galardão.

O RAGE, um projeto que visa a criação de um ecossistema que facilite e promova o desenvolvimento de jogos aplicados na europa, desenvolvido por investigadores do INESC-ID, está nomeado para o Prémio Radar de Inovação da Europa. Juntando vários atores do setor, desde centros de investigação, a empresas de jogos e instituições interessadas em aplicar os jogos, “o ecossistema promove a partilha e reutilização de tecnologia para ser usada no desenvolvimento de jogos aplicados, casos de estudo de jogos desenvolvidos com a tecnologia e testados em ambientes reais”, explica o investigador e docente do Técnico, o professor Rui Prada. Para já são seis os jogos que estão a ser desenvolvidos pelo consórcio.

Os investigadores do INESC-ID têm neste projeto o papel de fornecer tecnologia inovadora para o ecossistema. “Desenvolvemos componentes para dar vida aos personagens nos jogos através de inteligência artificial, implementando modelos de comportamento social e emocional e suportando a interação através de linguagem natural”, explica o professor Rui Prada.

À semelhança de outros projetos, o projeto do INESC-ID foi selecionado pela Direção-Geral para as Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias da Comissão Europeia, por entre todos os projetos que a entidade apoia, pelo seu potencial inovador e colocado a votação do público. Além de prestigiante e da projeção que daria ao projeto, vencer o  Prémio Radar de Inovação da Europa ajudaria a prosseguir um grande objetivo da equipa: agregar ainda mais instituições no ecossistema, tornando-o ainda mais forte.

“O projeto tem um potencial de inovação grande”, destaca o professor Rui Prada, acrescentando que o mesmo “está a servir para aumentar o TRL (technology readiness level) da tecnologia desenvolvida e vários projetos europeus”. Além de permitir  melhorar a competitividade da indústria europeia de jogos aplicados, uma indústria em franco crescimento, contribui também para melhorar a empregabilidade na Europa, uma vez que os jogos que estão a ser desenvolvidos pelas empresas do consórcio têm por alvo maioritariamente pessoas com problemas de empregabilidade ou que estão a entrar no mercado de trabalho. Funciona ainda como um elo de ligação entre desenvolvedores de tecnologia, criadores de jogos e clientes que pretendem um jogo com uma ferramenta para melhorar a sua atividade, e isso torna-o desde logo potencial.

Neste momento, O RAGE é o projeto mais votado na sua categoria, estando a votação até dia 15 de outubro aqui. O vencedor receberá o prémio em Budapeste durante o ICT Proposers Day que decorre nos dias 9 e 10 de novembro de 2017.