Ciência e Tecnologia

Satélite totalmente feito no Técnico apanha boleia do Ariane 6 no Verão de 2024

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitou ISTsat-1, no campus Taguspark do Instituto Superior Técnico, antes da sua partida para a Guiana Francesa, de onde será lançado para o Espaço.

“É um satélite que foi made by e made in Portugal. Toda a filosofia que está por detrás deste satélite pode ser até transportada para outros projetos, porque é um projeto de uma equipa muito alargada, mas acima de tudo muito direcionada para os estudantes do ensino superior”. As palavras da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, descrevem o ISTSat-1, o primeiro CubeSat do Técnico, que se destaca como o primeiro satélite universitário totalmente desenvolvido e fabricado em Portugal. Numa visita feita a 11 de março, ao campus Taguspark do Instituto Superior Técnico, a ministra elogiou o projeto, antes da partida do satélite para a Guiana Francesa, para integrar o voo inaugural do foguetão Ariane 6, agendado para junho ou julho de 2024, segundo as previsões da Agência Espacial Europeia (ESA).

“Isto que está aqui é o resultado de várias teses de mestrado, teses de doutoramento, tudo em conjunto também com as orientações dos próprios supervisores, os professores aqui do Instituto Superior Técnico. É um motivo de orgulho não só para o Técnico e para a Universidade de Lisboa, mas acima de tudo para Portugal”, reforça Elvira Fortunato.

Durante a visita, que contou com o acolhimento de Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, foi possível conhecer a sala limpa do IST NanosatLab, inaugurada em 2022 pelo Técnico e pelo Instituto de Telecomunicações (IT), onde se encontra o ISTsat-1, o laboratório do IST NanosatLab e a sala de rastreio de satélites, o CS5CEP. O projeto é coordenado por Rui Rocha, professor do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) do Técnico, investigador no IT e um dos fundadores do IST NanosatLab.

Até chegar a este momento, o projeto passou por várias etapas de desenvolvimento, envolvendo muitas horas de trabalho desde que começou o seu caminho em 2017 quando foi um dos projetos escolhidos pela Agência Espacial Europeia (ESA). Entre estudantes e professores, estima-se terem contribuído ativamente para o projeto cerca de 50 pessoas, tendo sido elaboradas mais de 20 dissertações de mestrado.

Depois de sucessivos adiamentos e de cumpridos exigentes requisitos técnicos, estima-se que lançamento do ISTSat-1 e dos CubeSats de outras equipas do projeto europeu Fly Your Satellite (FYS!) seja feito no verão de 2024, à boleia do novo lançador Ariane 6, no seu voo inaugural.

Mais informação: Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” – Episódio 34 – ISTSAT-1: O 1.º Cubesat português

Fotogaleria da visita

* Integram o consórcio promotor do projeto ISTSat-1: Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microssistemas e Nanotecnologias (INESC-MN), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV), Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) e Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa).