Candidaturas

TecInnov Jerónimo Martins 2023 | Candidaturas abertas até 9 de outubro

A Jerónimo Martins desafia os participantes a apresentarem uma proposta de solução para um problema numa das áreas temáticas, habilitando-se a ganhar até 2.500€ para testarem as suas ideias.

«A Jerónimo Martins, empresa detentora do Pingo Doce, e especialista em distribuição alimentar, retalho e produção agroalimentar em Portugal, desafia os estudantes do Técnico a olharem para temas identificados pelas suas equipas de inovação, e apresentarem propostas de soluções que os ponham a pensar.

Os participantes, através do concurso TecInnov Jerónimo Martins e com a ajuda da Jerónimo Martins, poderão obter os recursos e suporte necessários para testar e construir uma prova de conceito sólida para as suas ideias, levando-as além da fase conceptual.

A Jerónimo Martins desafia os participantes a apresentarem uma proposta de solução para um problema numa das áreas temáticas, habilitando-se a ganhar até 2.500€ para testarem as suas ideias.

Os estudantes candidatos podem escolher um dos seguintes temas:

  • Melhorar a eficiência logística, respeitando o HACCP de cada um dos fluxos e tendo em conta as janelas horárias de receção das encomendas, da entrega dos fornecedores, e das entregas aos clientes;
  • Desenvolver um sistema/equipamento que possa produzir energia a partir de fontes renováveis em offshore para abastecer o pontão de alimentação e os vários equipamentos utilizados nas operações;
  • Criar um equipamento que seja capaz de ir buscar caixa-a-caixa numa palete que vem com as caixas fechadas, fazer a respetiva abertura e colocar novamente noutra palete de forma a tornar esta atividade mais eficiente e menos desgastante;
  • Comparação TCO (Total Cost of Ownership) entre a frota atual e um potencial eletrificada. A limitação no acesso ao centro das grandes cidades a veículos não poluentes, a necessidade de modos de distribuição alimentar mais sustentável, a consequente redução dos custos inerentes, a redução e emissão de gases poluentes (descarbonização da frota), uma operação mais estruturada e a medição de todos estes fatores;
  • Estudo da utilização do aditivo Carragenina (E 407) e/ou Algas Eucheuma transformadas (E 407a) e a sua possível substituição por outras alternativas.

Formulário de candidatura.

Ao participarem nesta iniciativa, os estudantes podem ainda solicitar a acreditação da atividade de acordo com as regras para atividades extra-curriculares no Técnico.

Mais informações sobre o Concurso TecInnov Jerónimo Martins 2023.

Esclarecimento de dúvidas ou outras questões: tt@tecnico.ulisboa.pt»