Ciência e Tecnologia

Técnico desenvolve ferramenta para estratégias municipais de transição para a neutralidade carbónica

Equipamento pretende monitorizar as emissões de gases de efeito de estufa nas cidades, no âmbito do projeto Cidades pelo Clima.

O Instituto Superior Técnico desenvolveu uma ferramenta útil à elaboração e acompanhamento da implementação de Planos de Ação Climática municipais, fundamental para as estratégias de transição para a neutralidade climática.

Criado para auxiliar os municípios portugueses na monitorização das emissões de gases de efeito de estufa (GEE), o MEM+ (Monitorização de Emissões Municipais) recorre à metodologia Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emission Inventories.  Este protocolo disponibiliza às cidades e aos governos locais um quadro robusto, transparente e globalmente aceite para identificar, calcular e comunicar, de forma consistente, as emissões de gases com efeito de estufa das cidades. Isso permite, por exemplo, comparar diferentes territórios.O equipamento desenvolvido pelo Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) oferece uma abordagem robusta, transparente e internacionalmente aceite para o cálculo das emissões de GEE, permitindo a comparabilidade entre os diferentes territórios e auxiliando na tomada de decisões para a concretização das metas climáticas.

A apresentação pública do MEM+ realizou-se a 13 de dezembro, num evento online organizado pela Cidades pelo Clima, que contou com mais de 120 participantes. 

No decurso do mesmo, Paulo Ferrão, Professor Catedrático do Técnico, Presidente do IN+ e Presidente Interino do Conselho da Missão europeia “Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes”, afirmou que a “União Europeia quer ser climaticamente neutra em 2050” e que “tendo em conta que 70% dos GEE são emitidos por cidades, a batalha vai ganhar-se transformando as cidades”. Patrícia Baptista, Professora Auxiliar do Técnico e coordenadora do Laboratório de Ecologia Industrial e Sustentabilidade do IN+, destacou a dimensão inovadora do MEM+ e a sua adequação às necessidades locais, ao trazer “a possibilidade de comparação com outros municípios”

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da Assembleia Geral da Cidades pelo Clima, sublinhou a relevância de iniciativas como esta para mobilizar os municípios portugueses em torno de um objetivo comum: a neutralidade climática até 2030. “As cidades desempenham um papel fundamental na concretização destes objetivos globais”, concluiu”.

A Cidades pelo Clima é uma iniciativa colaborativa que congrega cidades e regiões de Portugal, tendo como missão acelerar a transição climática através da cooperação entre especialistas, decisores locais, cidadãos e comunidade científica, onde se inclui o Instituto Superior Técnico. O IN+ assume o Secretariado Técnico desta rede, apoiando as ações e projetos que integram o processo de transição para a neutralidade climática.

* Texto em colaboração com o Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)