Ciência e Tecnologia

Técnico recebe estudantes do secundário em competição de projetos de radiofrequências

Escola Secundária Francisco Franco, da ilha da Madeira, venceu a mais recente edição do ‘Prémio FAQtos’.

O Instituto Superior Técnico abriu portas a vários projetos de estudantes do ensino secundário por ocasião do ‘Prémio FAQtos’. A cerimónia final, que decorreu no dia 8 deste mês, reuniu ideias relacionadas com o tema “À Descoberta das Radiofrequências”, todas elas concretizadas em projetos de formato livre. A edição deste ano contou com 75 equipas, envolvendo um total de 310 estudantes, 40 professores orientadores e 34 escolas diferentes.

Nas palavras de Luís Correia, coordenador do projeto, professor do Técnico e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), “este concurso tem servido como uma motivação para os alunos se dedicarem a atividades extracurriculares, envolvendo também as suas comunidades locais”. Para além de destacar a qualidade dos projetos que todos os anos são submetidos a concurso, sublinha o papel que  o Técnico tem ao apoiar estas iniciativas – “sendo o Técnico uma escola de referência, é claro que o seu envolvimento serve para motivar e atrair os alunos para concorrer ao Prémio.”

A equipa vencedora da competição pertence à Escola Secundária Francisco Franco, da Madeira, e desenvolveu os “Nefertiti”. Estes são dispositivos em forma de colar (podendo ser usados ao pescoço como acessório de roupa) que procedem à monitorização dos sinais vitais, detetando e sinalizando estados de ansiedade para que o utilizador possa proceder a rotinas de relaxamento. O dispositivo está pensado para funcionar em conjunto com uma app previamente instalada no telemóvel, munida de um conjunto de funcionalidades de monitorização, controlo, localização e alerta.

O segundo lugar coube à AgroTECH, o nome da equipa da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, em Santarém, que apresentou o projeto “Clever Waves, ZERO Waste”. Este consistiu numa tecnologia que, ao analisar o nível de humidade em diferentes secções de solos agrícolas, é capaz de mapear a área em seu redor, adaptando o processo de irrigação de forma a minimizar a quantidade de água desperdiçada.

O terceiro lugar foi atribuído a uma equipa da Escola Secundária e de 3.º Ciclo Serafim Leite, em Aveiro, pelo desenvolvimento do “Meteor”, um equipamento capaz de receber e descodificar imagens meteorológicas provenientes de satélites, com consequente previsão do estado do tempo a curto prazo.

No rol de projetos apresentados na edição deste ano contam-se ainda um submarino telecomandado, um peitoral para cães capaz de monitorizar sinais vitais e uma “pagaia inteligente” facilitadora da comunicação entre o treinador e um praticante de canoagem, entre outras ideias e protótipos.

As três equipas mais bem-colocadas na competição foram premiadas com montantes de 500, 1000 e 1500 euros.

O projeto ‘FAQtos’ tem como objetivo disponibilizar publicamente informação relevante sobre radiação eletromagnética em comunicações móveis, nomeadamente conceitos relacionados com ondas eletromagnéticas e limites de exposição, entre outros aspetos.