Inscrições e Horários
No início do ano letivo, cada estudante necessita de se inscrever nas unidades curriculares que irá realizar nesse ano, podendo proceder a alterações no início do 2.º semestre à inscrição em unidades curriculares desse semestre.
No início de cada semestre, deverá efetuar a reserva das turmas e dos turnos de cada aula.
A não inscrição em unidades curriculares em dois semestres consecutivos implica a caducidade da inscrição como estudante do Técnico, ficando a matrícula em estado de abandono. Poderão fazer um pedido de reingresso caso desejem regressar ao Técnico.
Inscrição nas Unidades Curriculares
O plano curricular de cada curso prevê a inscrição em 30 créditos ECTS, sendo que é possível realizar inscrições em unidades curriculares até um máximo de 36 créditos ECTS por cada semestre. Estudantes que estejam em condições de terminar o curso podem requerer inscrição até 42 ECTS.
O ano curricular (AC) em que cada estudante se encontra é definido no início do ano letivo de acordo com a seguinte regra:
AC = mínimo [ inteiro [(créditos ECTS aprovados + 24)/60 + 1]; número de anos do curso]
Durante o período de transição (até 2025/26), no seguimento da implementação do novo modelo de ensino: estudantes de 1.º ciclo, que tenham ingressado até 2020/21 e tenham tido inscrição ativa em 2021/22, poderão inscrever-se em unidades curriculares do curso de continuidade de 2.º ciclo, desde que tenham concluídos 120 créditos ECTS desse 1.º ciclo.
Estudantes de mobilidade não necessitam de proceder a inscrições em unidades curriculares, contudo deverão fazer a reserva de turmas e turnos.
É possível requerer o cancelamento de inscrições em disciplinas até 30 dias úteis após terminado o período de inscrições.
Reserva de Turmas e Turnos
- Selecionar uma turma (canto superior direito);
- Para cada disciplina, adicionar o turno para cada tipo de aula. A reserva das aulas teóricas é feita em bloco (todas as aulas da semana são adicionadas ao horário simultâneamente);
- Terminar para que todas as escolhas apareçam no horário e repetir para cada disciplina;
- Verificar o horário no menu Estudante > Consultar (barra lateral) > Horário.
Reserva de Turmas Consultar Horário
A reserva de turnos de aulas de laboratório é realizada de acordo com as informações disponibilizadas pelos docentes responsáveis das disciplinas.
Nota: Os estudantes serão sempre considerados a frequentar os turnos em que foram colocados para efeitos de aulas teóricas, problemas, práticas, testes, exames, lançamento de notas, etc.
Para questões sobre reserva de turmas, turnos ou horários, nomeadamente situações de lotação máxima atingida, deverá ser contactado o Gabinete de Organização Pedagógica.
Componentes Curriculares de 1.º Ciclo
-
Humanidades, Artes e Ciências Sociais
Antes da inscrição nas disciplinas da componente humanística, cada estudante terá de se candidatar às opções pretendidas, podendo fazê-lo em dois momentos anuais, um em cada semestre.
As disciplinas de Gestão e Introdução à Economia já se encontram previstas no plano curricular de cada curso, pelo que não será necessário efetuar candidatura neste caso.
A inscrição é realizada no Fénix, aquando da inscrição no semestre, depois de conhecidos os resultados de seriação.
Os critérios de seleção e a oferta estão disponíveis em:
-
Opções Pré-Major
Estas unidades curriculares constam no plano curricular de vários cursos de 1.º ciclo (entre 3 a 12 créditos ECTS), mais especificamente no 3.º ano, permitindo a cada estudante escolher disciplinas de uma lista definida pela Coordenação do Curso.
A oferta deverá ser consultada na página Fénix de cada curso e a inscrição é realizada no Fénix, aquando da inscrição no semestre e nas restantes disciplinas.
-
Projeto Integrador de 1.º Ciclo
No último semestre do curso, todas as licenciaturas oferecem a disciplina de Projeto Integrador, que poderá ser realizado como:
- Projeto em empresa (localizado numa empresa ou no Técnico),
- Projeto científico (localizado num instituto de Investigação e Desenvolvimento ou no Técnico, com um ou mais alunos),
- Projeto capstone (com vários alunos de cursos diferentes).
As modalidades oferecidas e o funcionamento desta unidade curricular são específicas de cada curso.
Os temas são disponibilizados no Fénix (menu Estudante) para que cada estudante possa efetuar a candidatura ao tema pretendido. O prazo de candidatura e inscrição será divulgado oportunamente.
Componentes Curriculares de 2.º Ciclo
-
Área de Especialização
A maioria dos cursos de 2.º ciclo oferece mais do que um percurso curricular, sejam áreas, ramos ou perfis de especialização.
A escolha é realizada no sistema Fénix, em simultâneo com a inscrição nas unidades curriculares do ano/semestre a partir do qual se inicie o desdobramento do plano de estudos em áreas de especialização (geralmente no 1.º ano do mestrado).
Uma vez escolhida, qualquer alteração estará dependente da aprovação da Coordenação de Curso e deverá ser solicitada, por requerimento, à Área de Graduação (estudantes do campus Alameda) ou à Área de Gestão Académica (estudantes do campus Taguspark).
-
Opções Livres
Em todos os cursos de 2.º ciclo, é dada a possibilidade de escolha de disciplinas de opção de qualquer área científica do Técnico ou da Universidade de Lisboa.
Unidades Curriculares do Técnico
- A inscrição é realizada no Fénix, aquando da inscrição nas restantes disciplinas, no início do ano letivo.
- Não é necessária aprovação por parte da Coordenação de Curso.
Unidades Curriculares de outras Escolas da Universidade de Lisboa
- A inscrição é realizada por requerimento junto da Área de Graduação (estudantes do campus Alameda) ou da Área de Gestão Académica (estudantes do campus Taguspark);
- É necessária validação por parte da Coordenação de Curso.
-
Minors
Os Minors são conjuntos de unidades curriculares correspondentes a 18 créditos ECTS que se inserem na componente opcional de cada mestrado.
A oferta é transversal a todos os cursos do Técnico, sendo que, caso as disciplinas de um determinado Minor sejam predominantemente da área científica de um curso, o acesso a esse Minor para estudantes desse curso estará interdito.
Antes da inscrição, cada estudante terá de se candidatar ao Minor pretendido, podendo escolher até 6 opções no ato de candidatura, ordenadas consoante a preferência. As candidaturas decorrem no prazo definido no Calendário de Prazos Académicos.
A oferta e os critérios de seleção de cada Minor estão disponíveis em:
-
Projeto Integrador de 2.º Ciclo
A maioria dos mestrados oferece uma disciplina de projeto que, caso seja um Projeto Integrador, poderá ser realizado como:
- Projeto em empresa (localizado numa empresa ou no Técnico),
- Projeto científico (localizado num instituto de Investigação e Desenvolvimento ou no Técnico, com um ou mais alunos),
- Projeto capstone (com vários alunos de cursos diferentes).
As modalidades oferecidas e o funcionamento desta unidade curricular são específicas de cada curso.
Os temas são disponibilizados no Fénix (menu Estudante) para que cada estudante possa efetuar a candidatura ao tema pretendido. O prazo de candidatura e inscrição será divulgado oportunamente. -
Dissertação
No início de cada semestre, cada estudante terá de se inscrever na unidade curricular Dissertação, no período de inscrição no semestre, à semelhança das restantes disciplinas no Fénix (Estudante > Disciplinas).
Existem normas específicas definidas por cada Coordenação de Curso que preveem o número mínimo de créditos ECTS aprovados e necessários para a inscrição na Dissertação, bem como o número máximo de créditos ECTS de outras UC em que cada estudante poderá estar inscrito em acumulação.
-
Atividades Extracurriculares I e II
A valorização de atividades extracurriculares no currículo visa estimular os estudantes a adquirirem, de forma diversificada e complementar, conhecimentos e competências comportamentais, sociais, culturais, científicas, tecnológicas e profissionais.
As atividades extracurriculares devem ser creditadas a pedido em uma ou duas unidades curriculares denominadas Atividades Extracurriculares I e II (AE I e AE II), correspondentes a 3 créditos ECTS cada, oferecidas em todos os cursos de 2.º ciclo, no grupo Opções Livres.
As atividades podem ser realizadas em qualquer semestre e, inclusive, no 1.º ciclo (desde que não tenham sido contabilizadas para a obtenção do diploma desse ciclo).
A inscrição na unidade curricular é realizada aquando da inscrição nas restantes unidades curriculares, no sistema Fénix.
Cada estudante deverá submeter comprovativos, nomeadamente o formulário que consta no final do Regulamento disponível acima,da realização dessas atividades através da plataforma Connect.
Nota: Todos os certificados submetidos devem ter a indicação do nome completo do estudante. Documentação comprovativa sem nome não será aceite.
Declaração de Matrícula e Inscrição
Nas primeiras semanas de aulas do ano letivo, são disponibilizados dois documentos que comprovam a matrícula e a inscrição de cada estudante num curso do Técnico, em determinado ano letivo:
- declaração de matrícula e inscrição (em português e inglês);
- declaração para desconto no passe sub-23 dos transportes públicos (em português).
Ambas as declarações são disponibilizadas na área pessoal de cada estudante na drive institucional do Técnico (acedida com o Técnico ID).
Caso as declarações não se encontrem disponíveis na drive ou seja necessário proceder a alterações (caso dos estudantes com bolsa de ação social, no caso da declaração para o passe sub-23), deverão ser contactos a Área de Graduação (campus Alameda) ou a Área de Gestão Académica (campus Taguspark).
Assinatura Digital
O documento possui uma assinatura digital que é legalmente válida junto de todos os serviços e entidades nacionais (por exemplo, para fins militares, para obtenção do abono de família, ADSE, passe de transportes coletivos, seguro de saúde).
A validação de documentos assinados deverá ser feita com o programa Adobe Reader.
Prescrição
O regime de prescrições aos cursos de 1.º e 2.º ciclos visa promover a responsabilização de cada estudante, entendida no sentido de que estes devem mostrar adequado aproveitamento escolar, justificando, pelo seu mérito, o acesso ao bem social de que beneficiam: a sua educação e formação.
Estudantes prescritos ficam impedidos de se candidatar ou inscrever no mesmo curso, noutro ou em Unidades Curriculares Isoladas, nos dois semestres seguintes, na sequência de insucesso escolar repetido.
O Técnico disponibiliza apoio especializado a estudantes em situação próxima da prescrição, nomeadamente na definição de objetivos, prioridades e de métodos eficazes de estudo e na gestão de tempo e stress.