110 Histórias, 110 Objetos – A 1.ª patente do Técnico

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 16 de dezembro de 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “A 1.ª patente do Técnico”.

Em 1985, o Técnico brindava ao registo da sua primeira patente, precisamente um método biotecnológico para aplicar na produção de vinhos espumantes. Para substituir o secular método “champanhês”, que implica a rotação manual das garrafas de espumante durante três semanas para remover as leveduras do processo de fermentação, era proposta uma técnica que eliminava a operação de “removimento” sem alterar as caraterísticas do produto final. A técnica, que passava por tornar o processo mais rápido, não chegou a ser aplicado, mas deu origem à primeira patente da tríade composta pelo Técnico, o Instituto Superior de Agronomia e as Caves Raposeira. Desde então muitos mais foram os brindes a celebrar as patentes registadas pelo Técnico. Em dezembro de 2021 registavam-se já 286 invenções ativas, entre patentes e modelos de utilidade. E o número não tem parado de crescer ano após ano.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas

🔗 Ouvir episódio: bit.ly/3W2yra3 | https://110.tecnico.ulisboa.pt/