110 Histórias, 110 Objetos – O Spectrum no Técnico

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 15 de julho 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “O Spectrum no Técnico”.

O Spectrum é um microcomputador que fez as delícias de toda uma geração de jovens nos anos 80. Lançada em 1982 para fins de lazer, a consola tornou-se quatro anos depois num auxiliar pedagógico essencial para o ensino no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico. A partir da consola ZX Spectrum, negra com um arco-íris num dos extremos, foi criada uma verdadeira geringonça, reunindo uma mistura de componentes afixados numa tábua de madeira. A saber: um gravador e leitor de cassetes, um transformador de eletricidade, uma ficha tripla, dois interruptores elétricos e uma placa com circuitos feita à mão. Foram feitos oito modelos semelhantes que, durante quase duas décadas, servira de placa de aquisição de dados, trabalhando com vários tipos de computadores, máquinas e robots.

A história do Spectrum no Técnico no 55.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: https://bit.ly/3y0BBR6 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB