Data: 9 de janeiro
Hora: 16h
Local: Centro de Congressos, Pavilhão de Eng. Civil, Campus Alameda
Mais informações: Programa
«A 6.ª Sessão do Programa Contigo+ realiza-se no dia 9 de janeiro, às 16h, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico.
O tema da Sessão é “Ferramentas de IA no ensino, aprendizagem e avaliação”.
Dada as suas áreas de ensino e investigação, cabe ao Técnico um papel pioneiro na exploração da aplicação das ferramentas de Inteligência Artificial (IA), nas mais variadas áreas, nomeadamente na formação dos estudantes para metodologias de trabalho emergentes em engenharia, ciência e tecnologia.
Sendo generalizado o acesso a estas ferramentas desde novembro de 2022, o Conselho Científico (CC) e o Conselho Pedagógico (CP) constituíram a comissão de trabalho “Reflexão Sobre Ensino e Formação na era dos Large Language Models, Comissão REFLeT”, para apoio à decisão sobre a utilização dos modelos de linguagem nas atividades de ensino, aprendizagem, e avaliação de conhecimentos.
Na comissão participaram os seguintes elementos: Professores Carlos Silva (CP, Departamento de Engenharia Mecânica), Eduardo Júlio (CC, Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente), João Pimentel Nunes (CP, Departamento de Matemática), Pedro Lima (CC, Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Paulo Mota Pinto (Advogado, Professor Universitário e Deputado da Assembleia da República na XV legislatura), Porfírio Silva (Filósofo e Deputado da Assembleia da República na XV legislatura), tendo os trabalhos sido coordenados pelo Professor Arlindo Oliveira (Presidente do INESC, Departamento de Engenharia Iinformática).
Na sessão será apresentado à Escola o relatório do trabalho da Comissão REFLet, bem como o Documento da Deliberação do CP sobre utilização de IA nos métodos de ensino e de avaliação de conhecimentos.
O programa inclui ainda duas palestras seguidas de discussão sobre exemplos Aplicações elementares de IA generativa ao ensino, e Ideias que usam IA para Aumentar a Produtividade no Ensino.»