Cerimónia de Entrega do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo (7.ª Edição)

Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

24 de janeiro, às 18h, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Data: 24 de janeiro
Local: Salão Nobre, Pavilhão Central, Campus Alameda

A entrega do Prémio Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo (7.ª Edição) será feita em cerimónia pública, no dia 24 de janeiro, pelas 18h, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, no campus Alameda.

O prémio será entregue a Elsa Abranches, na categoria Role Model, e Marta Tomé, na categoria Young Alumna.

O júri decidiu atribuir o prémio Young Alumna à Engenheira Marta Tomé, pela dissertação intitulada “Buckling analysis of laminated composite and sandwich plates considering the piezoelectric effect” e “em reconhecimento de um percurso académico exemplar em que aliou a excelência da aprendizagem com a curiosidade de explorar novos temas e atividades académicas e profissionais. Pela excelente qualidade do trabalho de dissertação qualificado com nota máxima e conducente a artigo publicado numa revista internacional prestigiada com elevado fator de impacto. Pelo desejo permanente de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal”.

Decidiu também atribuir o prémio Role Model à Doutora Elsa Margarida Cavaco Abranches, “em reconhecimento de uma carreira dedicada à investigação, inovação, desenvolvimento e regulamentação de terapêuticas avançadas com produtos derivados de células estaminais. Pela posição de liderança que assume atualmente no planeamento estratégico para o desenvolvimento de terapias avançadas de base celular e pelos contributos para a definição de estratégia de agências reguladoras de medicamentos no contexto europeu para terapias avançadas de base celular”.

Este galardão, instituído em 2016 pelo Técnico, tem como objetivo a promoção da igualdade de género e o reconhecimento do papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. O prémio é simultaneamente uma forma de homenagear a antiga aluna do Técnico que lhe dá o nome, difundindo o exemplo que foi Maria de Lourdes Pintasilgo e o seu impacto na sociedade.

• Abertura de portas (17:30)
  • Abertura da Sessão Solene (18:00)
  • Intervenção do Presidente do Instituto Superior Técnico, professor Rogério Colaço
  • Intervenção da co-coordenadora do “Gender Balance@Técnico”, professora Beatriz Silva
  • Intervenção do Administrador Executivo da Filstone, Comércio de Rochas S.A., Dr. Miguel Goulão
  • Apresentação do Prémio a Marta Tomé, pelo co-coordenador do “Gender Balance@Técnico”, professor Alexandre Bernardino
  • Discurso da Eng.ª Marta Tomé
  • Apresentação do Prémio a Elsa Abranches, pelo co-coordenador do “Gender Balance@Técnico”, professor Alexandre Bernardino
  • Discurso da Doutora Elsa Abranches
  • Intervenção do Reitor da Universidade de Lisboa, professor Luís Ferreira
  • Discurso do Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa

O júri desta edição foi composto por Alexandre Bernardino, Ângela Nunes, Beatriz Silva, Cristina Sernadas, Isabel Marrucho, João Ramôa Correia, Miguel Goulão, Pedro Brogueira, Raquel Aires de Barros,  Rogério Colaço e  Teresa Peña.

O Prémio conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.