Eventos

Conferência ULisboa-RedeMOV: “Mobilidade Quotidiana dos Idosos em Período de Pandemia”

Sala dos Reitores, Universidade de Lisboa

O ciclo de conferências “Conversas à Sexta” é uma iniciativa promovida pela redeMOV da Universidade de Lisboa (ULisboa), com vista à reflexão e ao debate no âmbito da área da mobilidade urbana. A próxima Conversa terá lugar na próxima sexta-feira.

• 3 de fevereiro de 2023 – 17h
  • Formulário de inscrição
  • Sala dos Reitores da Reitoria da ULisboa
  • Orador: Professor Nuno Marques da Costa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT)
  • Tema: “Mobilidade Quotidiana dos Idosos em Período de Pandemia”
  • Resumo: O envelhecimento demográfico é uma realidade cada vez mais evidente nas nossas cidades. O grupo etário dos mais idosos é igualmente o mais diverso e que apresenta características mais diversificadas, com capacidades e necessidades mais distintas entre si.
    O conhecimento das suas necessidades de mobilidade quotidiana, da sua capacidade de aceder aos recursos e às diferentes oportunidades, constitui um elemento fundamental para a melhoria da sua qualidade de vida e do seu bem-estar. O projeto Grampcity pretendeu responder a estas questões, em particular para entender como a Covid-19 alterou os seus quotidianos. São os resultados preliminares deste projeto que se pretendem hoje apresentar e discutir.

A RedeMOV organiza as “Conversas à Sexta”, Ciclo de Conferências mensais que constitui um espaço de reflexão e debate em torno da área da mobilidade urbana. Esta iniciativa pretende reunir a comunidade académica, as entidades reguladoras, operadoras e de empresas intervenientes nos sistemas de transportes num espaço de promoção da investigação e inovação, de divulgação e mobilização para oportunidades de financiamento e de resposta aos desafios colocados pela sociedade.