Dia Internacional do Microrganismo no Instituto Superior Técnico 2024

Data: 17 de setembro

Local: Instituto Superior Técnico – campus Alameda

Mais informações: Site Oficial

Palestras, exposições, experiências e jogos relacionados com o papel vital que a investigação em Microbiologia tem nas Bioindústrias, Biotecnologia, Saúde e Ambiente.

«O Dia Internacional do Microrganismo comemora-se a 17 de setembro. Esta data assinala o dia em que, em 1683, o holandês Anton van Leeuwenhoek, um comerciante sem fortuna nem graus académicos, enviou uma carta à Royal Society of London, na qual relatava a primeira observação de organismos unicelulares.

O objetivo deste dia é sensibilizar os mais jovens e a sociedade em geral para a importância dos microrganismos e do seu papel na saúde, no ambiente, na indústria, na economia e na qualidade de vida de todos.

O Técnico tem uma participação ativa na comemoração internacional deste dia, tendo realizado várias atividades nas suas várias edições, desde 2017. Estas incluem laboratórios abertos, palestras para estudantes do ensino secundário e superior, cursos para professores do ensino secundário e exposições em que os visitantes poderão fazer as suas próprias experiências, degustar produtos de origem microbiológica. As atividades contam anualmente com a contribuição de cientistas, professores e estudantes graduados, nacionais e internacionais que trabalham na área da Microbiologia.

No dia 17 de setembro, o Instituto Superior Técnico celebra o Dia Internacional do Microrganismo de 2024 com a “Rota da Microbiologia”, uma atividade envolvente com várias exposições, experiências e jogos relacionados com a importância dos microrganismos. A celebração contará também com palestras de convidados sobre os papéis da microbiologia na saúde humana e na adaptação às alterações climáticas.

O campus Alameda tem quatro entradas. Em cada uma delas estará disponível um mapa do campus com o percurso para a Rota da Microbiologia e para as palestras temáticas.»