110 Histórias, 110 Objetos – Stork, a pedra elástica

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 28 de julho de 2023: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – Stork, a pedra elástica.

É um compósito constituído por vários pedaços de pedra, envolvidos por camadas de fibra e resina e também por cortiça. A Stork, descrita pelos seus criadores como a “pedra saltitona” ou simplesmente pedra elástica, começou a ser desenvolvida no Técnico no início deste século, acrescentando à pedra natural caraterísticas novas e alguma “inteligência”. A esta, foi-lhe dada a funcionalidade da “pseudo-elasticidade”: recuperam a sua forma inicial depois ser pressionando por um peso maior. A pedra não salta mas ajuda-nos a saltar nela. É, para além disso, quatro vezes mais leve que a pedra natural que lhe deu origem. O compósito nascido no Laboratório de Ensaios Mecânicos e de Materiais do Departamento de Engenharia Mecânica, no campus Alameda do Técnico, começou a chamar atenção em Feiras internacionais, acabando por ser comprada pela empresa Filstone. A sua tecnologia foi já aplicada à entrada de uma ala de um Hospital de Lisboa. É a primeira concretização das múltiplas possibilidades de de aplicações num futuro próximo.

A história da Stork – a pedra elástica, no 104.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

🔗 Ouvir episódio  |  Todos os episódios
🔗 Ouvir e subscrever podcast: https://spoti.fi/2RHvFeJ | https://apple.co/3hHdxvB

#110Técnico