Data: 6 de fevereiro
Hora: 10h
Local: Salão Nobre, Técnico – campus Alameda
Sabiam que há cidades onde cada gota conta… e outras onde todas as gotas se perdem?
Que caminho é que a água faz numa cidade? Como é que chega da origem até à torneira e volta depois à natureza? Nesta sessão, falamos do ciclo da água, desde como a tratamos, distribuímos, drenamos e reutilizamos, sem esquecer o privilégio do acesso à água potável, os desafios globais da água e a importância da sustentabilidade.
No dia 6 de fevereiro de 2026, às 10h, ao vivo no Técnico – campus Alameda, teremos connosco Filipa Ferreira, professora do Instituto Superior Técnico e investigadora no CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas.
Biografia
Filipa Ferreira é Professora do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Civil em 1996, pelo Técnico, o Mestrado em Engenharia Sanitária em 2000, pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, e o Doutoramento em Engenharia Civil em 2006, também pelo Técnico. Fez a sua agregação em 2024 na área de Engenharia Civil, no IST. Exerce atividade científica no CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, e os seus interesses científicos centram-se em: sistemas de distribuição de água e de drenagem de águas residuais; qualidade da água e controlo da poluição; modelação; sistemas de aviso; resiliência urbana e sustentabilidade; tratamento de águas e de águas residuais; reutilização da água e redução de perdas. É autora ou coautora de mais de 40 artigos científicos publicados em revistas internacionais e Membro do Comité Técnico e Científico Europeu da EWA desde 2017. Integra a Comissão Executiva da Especialização em Engenharia Sanitária da Ordem dos Engenheiros desde 2022.
Sobre o Programa
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.