Explica-me como se tivesse cinco anos – Bruno Gonçalves

Facebook Live @tecnico.ulisboa.pt

Será possível domesticar a energia das estrelas? | 11h00.

Será possível domesticar a energia das estrelas?

E como pode a energia das estrelas ajudar-nos a produzir energia limpa? Que outras fontes de energia limpa podemos usar para além das renováveis? O que quer dizer “fusão nuclear”? No sábado, dia 26 de junho, às 11h no facebook do Técnico, teremos connosco Bruno Gonçalves, investigador e presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e professor de Física no Instituto Superior Técnico, que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas.

Enviem-nos as vossas questões – ou as das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloquem a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook@tecnico.ulisboa.pt.

BIOGRAFIA
Bruno Soares Gonçalves é Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear desde maio de 2012 e responsável pelo Grupo de Engenharia e Integração de Sistemas desta Unidade de Investigação desde 2013. Bruno Gonçalves tem sido responsável por vários projetos internacionais com um financiamento total superior a 15 M€.
Bruno Miguel Soares Gonçalves é Licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico (1997), tem um Mestrado em Física (IST/UTL, 2000) e o Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica (IST/UTL, 2003). Em 2005 a sua tese de doutoramento foi distinguida com o prémio “European Physical Society Plasma Division PhD Research Award”.
Em fevereiro de 2012 realizou as provas de Habilitação para o Exercício de Funções de Coordenação Científica em Engenharia Física Tecnológica.
Bruno Soares Gonçalves (h-index: 28) é coinventor de 4 patentes submetidas, co-author de um capítulo de livro, de 111 artigos publicados em revistas cientificas internacionais, de 62 artigos publicados em Atas de Conferências e de 140 comunicações em conferências internacionais tendo também co-supervisionado 10 estudantes de Mestrado e 4 estudantes de Doutoramento.

SOBRE O PROGRAMA
Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, são transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.

26 junho 2021, 11h-12h
Bruno Gonçalves, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)

Próxima edição
24 julho 2021, 11h-12h (Ep.21)
Alexandra Antunes, Centro de Química Estrutural (CQE)

Edições anteriores disponíveis em explicame.tecnico.ulisboa.pt.

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e
Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade(CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).