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Explica-me como se tivesse cinco anos – Rogério Colaço

Facebook Live @tecnico.ulisboa.pt

Porque é que conseguimos construir casas cada vez mais altas? | Como é que olhamos para alguns objetos e sabemos logo de que são feitos? | Porque é que usamos materiais para classificar eras - pedra, bronze, metal? | O que são os materiais?

Porque é que conseguimos construir casas cada vez mais altas?
Como é que olhamos para alguns objetos e sabemos logo de que são feitos? Porque é que usamos materiais para classificar eras – pedra, bronze, metal? O que são os materiais?

Sábado, dia 22 de maio, às 11h no facebook do Técnico, teremos connosco Rogério Colaço, investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), professor do Instituto
Superior Técnico e presidente da Escola que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas.

Enviem-nos as vossas questões – ou a das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloquem a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

• Biografia
Rogério Colaço é engenheiro de Materiais, formado no Instituto Superior Técnico onde é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica, investigador do IDMEC e presidente do Técnico. É autor de seis capítulos de livros e cento e dez artigos científicos em revistas da especialidade, que registaram até à data mais de 2000 citações. Tem seis patentes internacionais, do trabalho em colaboração com a CIMPOR na redução de emissão de CO2 na produção de cimento. Nasceu em Soure, é casado e tem um filho.

• Sobre o programa
Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.

Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos

  • 22 de maio 2021 (Ep.19)
    Rogério Colaço, Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC).
  • Próxima edição:
    Bruno Gonçalves, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)

 Edições anteriores.

E se eu quiser fazer um robot? | Ep.1
Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico (ISR Lisboa)

O zero é um número par ou ímpar? | Ep.2
Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações -Técnico (CEAFEL)

O Universo tem fim? | Ep.3
Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)

O ar é de todos? | Ep.4
Marta Almeida, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)

Há vida noutros planetas? | Ep.5
Zita Martins, Centro de Química Estrutural (CQE)

Podem as máquinas pensar? | Ep.6
Arlindo Oliveira, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)

Será que um gato pode tornar um computador mais rápido? | Ep.7
Yasser Omar, Instituto de Telecomunicações (IT)

De que é feito o espaço? | Ep.8
Ricardo Schiappa, Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)

Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão? | Ep.9
Ana Mourão, Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)

Por que é que as moléculas gostam de namorar em espaços apertados? | Ep.10
Moisés Pinto, Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)

Porque é que a terra treme? | Ep.11
Mónica Amaral Ferreira, Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)

Porque brilham os pirilampos?  | Ep.12
Vasco Bonifácio, Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)

De que coisas são feitas as coisas? | Ep.13
Ivo de Medeiros Varzielas, Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP)

Qual é a luz mais brilhante que existe? | Ep.14
Gonçalo Figueira, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)

Porque é que os computadores são cada vez mais pequenos? | Ep.15
Susana Cardoso de Freitas, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)

Como é que se escolhe o melhor caminho? | Ep.16
Tânia Ramos, Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)

O que é preciso para fazer um motor elétrico? |  Ep.17
Pedro Brogueira, Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)

Como arde uma vela? | Ep.18
João Ventura, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+).

Edições anteriores disponíveis em explicame.tecnico.ulisboa.pt.

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).