Como é que se escolhe o melhor caminho?
Para visitarmos várias cidades numa semana de férias? Ou para fazer as entregas das compras que encomendamos online? Ou para recolher todos os contentores de lixo e ecopontos espalhados pela cidade?
Sábado, dia 20 de fevereiro às 11h no facebook do Técnico, a investigadora do Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST) e professora do departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico Tânia Ramos vai ajudar-nos a perceber como é que os cientistas respondem a estas perguntas.
Envie-nos as vossas questões – ou a das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloque a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.
Biografia
Tânia Ramos é professora no Departamento de Engenharia e Gestão do IST e investigadora no Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST). É Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL, Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas e Doutorada em Engenharia e Gestão pelo IST-ULisboa. É especialista na área da Logística e a sua investigação foca-se na modelação e resolução de problemas reais relacionados com o planeamento de sistemas logísticos (em particular, sistemas de logística inversa) e com a definição de rotas de distribuição e/ou recolha. O setor dos Resíduos e o setor da Saúde são onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho de investigação, com forte colaboração com empresas e organizações da área.
SOBRE O PROGRAMA
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.
“Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos”
- Próxima edição
20 de março 2021, 11h (Ep.17)
Pedro Brogueira, Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Edições anteriores
- E se eu quiser fazer um robot? | Ep.1
Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico (ISR Lisboa) - O zero é um número par ou ímpar? | Ep.2
Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações -Técnico (CEAFEL) - O Universo tem fim? | Ep.3
Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP) - O ar é de todos? | Ep.4
Marta Almeida, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) - Há vida noutros planetas? | Ep.5
Zita Martins, Centro de Química Estrutural (CQE) - Podem as máquinas pensar? | Ep.6
Arlindo Oliveira, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID) - Será que um gato pode tornar um computador mais rápido? | Ep.7
Yasser Omar, Instituto de Telecomunicações (IT) - De que é feito o espaço? | Ep.8
Ricardo Schiappa, Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) - Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão? | Ep.9
Ana Mourão, Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA) - Por que é que as moléculas gostam de namorar em espaços apertados? | Ep.10
Moisés Pinto, Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) - Porque é que a terra treme? | Ep.11
Mónica Amaral Ferreira, Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS) - Porque brilham os pirilampos? | Ep.12
Vasco Bonifácio, Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) - De que coisas são feitas as coisas? | Ep.13
Ivo de Medeiros Varzielas, Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP) - Qual é a luz mais brilhante que existe? | Ep.14
Gonçalo Figueira, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) - Porque é que os computadores são cada vez mais pequenos? | Ep.15
Susana Cardoso de Freitas, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN).
Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID-Lisboa)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT-Lisboa)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).
(Re)Ver sessões anteriores e/ou saber mais sobre o programa:
explicame.tecnico.ulisboa.pt.