MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia Mecânica

Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Dia 28 de setembro, às 17h00m, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico

Data: 28 de setembro
Hora: 17h00
Local: Centro de Congressos, Campus Alameda, Pavilhão de Civil (Piso -1)
Participar: mediante Inscrição (gratuita e obrigatória)

Conhecer os mestrados do Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.

Programa:

17h00 | Abertura de portas
17h30 | Palestra: Prof. Paulo Ferrão
18h30 | Conhecer os cursos com estudantes, professores e oportunidades (apoios, bolsas, internacionalização)
19h30 | Fim do evento

Palestra:

Se queremos um mundo mais sustentável, temos de compreender os fluxos massivos e económicos das nossas sociedades, o que consumimos, de onde vem, como o gerimos e para onde vai. A Engenharia Mecânica contribui, nas suas muitas facetas, para fazer mais com menos, vamos ver como?

Paulo Ferrão é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e Presidente do IN+, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento. É membro da direção da associação EUREKA e ex-presidente da associação COST (European Cooperation in Science and Technology). Foi Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre 2016 e 2019, e Diretor do Programa MIT Portugal entre 1996 e 2016. É membro do Comité Consultivo Ambiental da Rolls-Royce. Tem desenvolvido atividade na área das “Cidades Sustentáveis”, tendo sido coautor de um livro publicado pela MIT Press, intitulado “Sustainable Urban Metabolism”. É membro do Conselho da Missão da Comissão Europeia sobre “Cidades Inteligentes e Neutras para o Clima” e colaborou com a “National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine” dos Estados Unidos, como membro da “Sustainability Roundtable”, do comité em “Sustainability Linkages in the Federal Government” e do comité “Pathways to Urban Sustainability: Challenges and Opportunities for the United States”. Liderou a componente de desenvolvimento urbano em dois projetos do ADB (Asian Development Bank), que deram origem à publicação “Urban metabolism of six Asian Cities”. A sua carreira científica inclui áreas como o “Diagnóstico a laser para combustão turbulenta”, “Sistemas Energéticos” ou “Ecologia Industrial”. Tem desenvolvido diversos contributos na área da Gestão de Resíduos, tendo sido coordenador da Estratégia Nacional de Gestão de Resíduos e do Plano Estratégico Municipal de Gestão de Resíduos de Portugal (PERSU 2020).

Mestrados do Departamento de Engenharia Mecânica:

Mestrado em Engenharia Mecânica
Mestrado em Engenharia Aeroespacial
Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica
Mestrado em Engenharia de Materiais
Mestrado em Engenharia do Ambiente
Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia

Sobre as MasterTalks:

Da Engenharia à Arquitetura, de Aeroespacial à Bioengenharia, da Física Tecnológica a Civil, da Eletrónica à Química, dos Recursos Naturais à Informática, da Gestão às Tecnologias Nucleares, passando pela Matemática, no Instituto Superior Técnico há 33 mestrados à tua espera.

Todos os meses, podes vir conhecer os professores, projetos de estudantes e todas as oportunidades que há para quem estuda connosco. Sempre às quintas feiras, às 17h00, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Programa completo: