O Museu Faraday está a colaborar, desde o passado mês de abril, com as seguintes duas exposições:
• A exposição “Contadores de Histórias” relata a história da energia elétrica, desde o final do século XIX até ao presente, através de objetos visuais, instrumentos e aparelhos da Coleção de Património Energético Fundação EDP.
Curadoria: Joaquim Moreno, historiador de arquitetura.
- O Museu Faraday emprestou uma réplica de um contador de energia – contador químico de Edison.
- Datas: patente até 7 de março de 2022.
- Local: Central Tejo, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa.
- No dia 22 de maio, às 17h, os professores Carlos Fernandes e Moisés Piedade (IST) serão dois dos convidados a participar da Conversa “A energia dos museus”, com arq.º Joaquim Moreno (o curador da exposição), professoras Ana Cardoso Matos (UÉvora) e Susana Medina (FEUP), e dr. Luís Cruz (Fundação EDP).
• A exposição “No início era a válvula…do sinal analógico ao digital” apresenta uma grande variedade de válvulas do século XX e revela como estas tiveram um papel central no desenvolvimento da indústria das comunicações.
Org.: Fundação Portuguesa das Comunicações (FDC).
- Local: FDC, Museu das Comunicações, Lisboa.
- Datas: até 30 de outubro 2021, 18h.
- Entrada gratuita.
- Esta exposição conta, também, com a participação do Museu Faraday através de uma demonstração de som de alta fidelidade dos anos 50 – som processado com sistemas baseados em válvulas eletrónicas.
- Visita Virtual à FPC: “Viagem ao Mundo das Válvulas” (em colaboração com a AEIST).
- Vídeos explicativos sobre alguns dos aparelhos apresentados, pelo professor Moisés Piedade: youtu.be/q7XpwkudL_E – youtu.be/c0AWLgKRABA – youtu.be/xhqzSfrlGoA – youtu.be/LaQeQxnG2Jo
- Complementarmente, poderá ser visitada a exposição “Mechamorphic”, da artista visual Soraia Domingos.