Observatório: António Faria (2020)

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Tendo por mote os 20 anos da publicação pela IST Press do livro “Novas Ideias para a Universidade”, de Pedro Conceição, Diamantino F. G. Durão, Manuel V. Heitor e Filipe Santos, a instalação “Observatório” de António Faria, (criada para Serralves), composta por um livro/objeto e 6 desenhos sobre fotografia, convida-nos a entender o livro como um livro de artista, ou seja, um objeto que vive da experiência física e estética que é capaz de oferecer ao espetador, que não se esgota na possibilidade da sua leitura, mas nos abre hipóteses simbólicas e de sentido mais alargadas, também do ponto de vista da sua forma e da sua construção.

A instalação estará patente ao público de 5 a 22 de março na Capela da Faculdade de Belas-Artes, Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, em Lisboa.

No âmbito desta instalação, terá lugar a segunda sessão do ciclo “Conversas com Arte e Ciência”, no dia 12 de março, pelas 18h, na Capela da Faculdade de Belas-Artes.

A partir da obra “Observatório”, Manuel Heitor estimula o diálogo: arte, ciência e conhecimento – simbiose ou colisão?… O diálogo baseia-se numa viagem ilustrada de movimentos culturais em interação a arte e o conhecimento. Como sempre!

Para mais informações:

IST Press