Eventos

[Adiada] Sessão de Lançamento de Livro de Augusto Alves da Silva

Matosinhos

A apresentação do livro “Inspirar. Expirar. Fotografar”, de Augusto Alves da Silva, a realizar no dia 16 de setembro, foi adiada para data a confirmar oportunamente.

EVENTO ADIADO.
Nova data a confirmar oportunamente.


No próximo dia 16 de setembro, quinta-feira, pelas 17h, terá lugar no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), em Matosinhos, o lançamento do livro de fotografia “Inspirar. Expirar. Fotografar”, de Augusto Alves da Silva, editado pela IST Press.

Inspirar. Expirar. Fotografar foi o título escolhido pelo fotógrafo Augusto Alves da Silva para designar o projeto de fotografia, agora transformado em livro.

Durante o ano de 2020, tendo por contexto a primeira vaga de pandemia de Covid-19, e ao longo de cinco meses, o autor acompanhou e fotografou o projeto de ventilador “Atena”, desenvolvido pelo CEiiA (centro de excelência para a inovação da indústria automóvel), que se adaptou, tal como outros centros de investigação e universidades, para criar parcerias e soluções que pudessem contribuir para o combate à pandemia.

O projeto “Atena” propôs-se dar resposta à necessidade de equipamento de ventilação nos hospitais portugueses, uma vez que este, essencial para o tratamento em quadros clínicos mais delicados de infeção de Covid-19, era um bem escasso no mundo inteiro.

Durante os cinco meses, em que o fotógrafo Augusto Alves da Silva fez parte da equipa do CEiiA, não se limitou a registar o projeto, acompanhou o dia-a-dia de todos aqueles que trabalhavam na instituição, tentando não ser invasivo e captou o contexto único da vida em pandemia. A sua imersão e entrosamento foi de tal forma que, neste livro, aparece na única selfie da sua vida.

Esta obra não pode ser dissociada da conjuntura em que foi realizada, nem do espaço em que foi concebida. É mais que um registo fotográfico, é uma leitura deste tempo. Este é um livro que conta uma história, mas não tem um início, meio e fim. Pode ser “lido” a partir da página em que se abre ao acaso, e foi paginado para ser de leitura fluida, quase como um filme, ou um rolo de película fotográfica.

Este projeto é um retrato do conhecimento e da ciência ao serviço da comunidade.

Nota: Tendo em consideração as orientações da Direção-Geral da Saúde relativamente às limitações de lotação para eventos, a entrada é livre, mas condicionada à lotação máxima do espaço. Deste modo, solicitamos confirmação de presença para o email ist-press@tecnico.ulisboa.pt.