• 6 de dezembro de 2022
• 18:30-20:00
• Presencial e Online.
Oradores: Professor Aníbal Santos e Professor Luis Mira Amaral.
Título: “Teoria Económica e Gestão de Empresas”
Os interessados poderão assistir a esta palestra presencialmente, no campus Alameda do Instituto Superior Técnico, ou à distância, via Zoom, mediante inscrição prévia. O formato presencial está sujeito a limitação de lugares.
Mais informações e inscrições.
Nesta palestra, falar-se-á sobre a teoria económica e gestão de empresas, abordando temas como:
- Teoria Neoclássica da Empresa (TNE):
-A empresa representativa
-Fragilidade da TNE no processo da tomada de decisões - O interior das organizações:
-Teorias complementares da TNE
-A Economia das Organizações - A Mudança de Paradigma no estudo da gestão das Organizações. A Teoria dos Sistemas Complexos e a Teoria do Caos
- Simplicidade e Ilusão de Controlo na Gestão de Empresas
Sobre os Oradores:
Luís Mira Amaral é Engenheiro Eletrotécnico pelo Técnico, Mestre em Economia pela Nova SBE e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87) e Ministro da Indústria e Energia (1987-95), para além de professor associado convidado de Economia Industrial na Nova SBE e Professor Catedrático convidado de Economia e Gestão no Técnico. Atualmente é “Chairman” da Busy Angels SA. e da Bynd Venture Capital SCR, e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.
Aníbal Santos é Professor do Departamento de Economia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo sido o seu coordenador e também membro do Conselho Superior da UCP entre 1986 e 1991. É licenciado em Finanças e doutor em Economia. Orientador e arguente de doutoramentos e mestrados. Foi administrador, presidente ou membro do conselho consultivo de empresas dos setores do gás, construção civil, água, saneamento e resíduos sólidos, transporte de eletricidade e gás natural e telecomunicações. Foi diretor-geral do Gabinete para os Assuntos Comunitários do Ministério da Indústria e Energia, diretor-geral do Instituto da Formação Bancária e presidente do Instituto Superior de Gestão Bancária. É atualmente consultor económico privado.