Técnico+Expert Talks: Teoria Económica e Gestão de Empresas

• 6 de dezembro de 2022
• 18:30-20:00
• Presencial e Online.

Oradores: Professor Aníbal Santos e Professor Luis Mira Amaral.

Título: “Teoria Económica e Gestão de Empresas”

Os interessados poderão assistir a esta palestra presencialmente, no campus Alameda do Instituto Superior Técnico, ou à distância, via Zoom, mediante inscrição prévia. O formato presencial está sujeito a limitação de lugares.

Mais informações e inscrições.

Nesta palestra, falar-se-á sobre a teoria económica e gestão de empresas, abordando temas como:

• Teoria Neoclássica da Empresa (TNE):
    -A empresa representativa
    -Fragilidade da TNE no processo da tomada de decisões
  • O interior das organizações:
    -Teorias complementares da TNE
    -A Economia das Organizações
  • A Mudança de Paradigma no estudo da gestão das Organizações. A Teoria dos Sistemas Complexos e a Teoria do Caos
  • Simplicidade e Ilusão de Controlo na Gestão de Empresas

Sobre os Oradores:

Luís Mira Amaral é Engenheiro Eletrotécnico pelo Técnico, Mestre em Economia pela Nova SBE e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87) e Ministro da Indústria e Energia (1987-95), para além de professor associado convidado de Economia Industrial na Nova SBE e Professor Catedrático convidado de Economia e Gestão no Técnico. Atualmente é “Chairman” da Busy Angels SA. e da Bynd Venture Capital SCR, e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Aníbal Santos é Professor do Departamento de Economia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo sido o seu coordenador e também membro do Conselho Superior da UCP entre 1986 e 1991. É licen­ciado em Finanças e doutor em Economia. Orientador e arguente de doutoramentos e mestrados. Foi administrador, presidente ou membro do conselho consultivo de empresas dos setores do gás, construção civil, água, saneamento e resíduos sólidos, transporte de eletricidade e gás natural e telecomunicações. Foi diretor-geral do Gabinete para os Assuntos Comunitários do Minis­tério da Indústria e Energia, diretor-geral do Instituto da For­mação Bancária e presidente do Instituto Superior de Gestão Bancária. É atualmente consultor económico privado.