Workshop de Escrita Científica

Zoom videoconferência

Atualização (14 junho) - Devido ao elevado número de participantes, a Biblioteca decidiu cancelar as inscrições para participar neste Workshop.

Entre 15 e 24 de junho 2021, a Biblioteca do Instituto Superior Técnico oferece a toda a comunidade académica um Workshop sobre Escrita Científica, promovido em colaboração com o Técnico PhD Student Club  e o DECivil.

Tendo como tema “Da observação da realidade à publicação de um artigo: um processo e um resultado”, os principais objetivos do workshop são:

• Proporcionar a aquisição de competências no âmbito da escrita científica;
  • Entender os mecanismos da publicação científica e percecionar a importância da opção da revista na visibilidade e no impacto do que é publicado;
  • Problematizar a realidade das revistas predatórias no contexto da ciência aberta e da publicação;
  • Apresentar os arquivadores de preprints e identificar as suas vantagens no acelerar da comunicação da ciência;
  • Identificar os principais desafios que se colocam à comunicação da ciência na comunidade científica e na sociedade.

O workshop a realizar por videoconferência, através da plataforma Zoom, inclui quatro sessões, que decorrerão sempre entre as 17h00 e as 18h30, de acordo com o seguinte calendário:

• 1.ª sessão – Escrever – 15 de junho
• 2.ª sessão – Publicar I – 17 de junho
• 3.ª sessão – Publicar II: revistas predadoras e arquivadores de preprints – 22 de junho
• 4.ª sessão – Escrever e publicar – 24 de junho.

As sessões serão em língua portuguesa e o programa completo pode ser consultado na página da Biblioteca.

A participação é gratuita, mas os interessados deverão fazer a sua inscrição através do preenchimento de um formulário*. O Zoom meeting ID de cada sessão será depois enviado com a confirmação da inscrição.

Programa completo e mais informações.

Cartaz.

* Atualização (14 junho) – Devido ao elevado número de participantes, a Biblioteca decidiu cancelar as inscrições para participar neste Workshop.
Contacto para mais informações: biblioteca.complexo@tecnico.ulisboa.pt.