Candidaturas

A Casa 2030 – Concurso de Ideias para a Casa do futuro (1.ª edição)

“A Casa 2030” é um concurso nacional de ideias multidisciplinar para a Casa do futuro, inovadora e enquadrada com os desafios de descarbonização do setor da construção em Portugal e na Europa, lançado a 27 de abril de 2022, com organização do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Técnico (DECivil) e a empresa VIVA Domus, apoio das Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras e Seixal, e das empresas Gaiurb, Rede Nacional de Expressos e Vanguard Properties e, ainda, com a colaboração da Universidade de Aveiro.

Apresentação do projeto.

Entre os requisitos do projeto está o recurso a sistemas de gestão e produção de energia renovável, isolamento térmico e acústico, gestão e tratamento de águas, além de espaços exteriores como jardins, hortas comunitárias, parques infantis, ecopontos, ciclovias e estacionamento.

Regulamento.

O concurso é composto por duas etapas:

• 1.ª Fase – 28 e 29 de maio 2022
    • Realização de um hackathon que decorrerá em simultâneo no Técnico, em Lisboa, e em Vila Nova de Gaia, nos espaços da Câmara Municipal, entre as 14h00 do dia 28 e as 14h00 do dia 29 de maio.
    • Inscrições até 20 de maio. – Formulário de inscrição.
  • 2.ª Fase – entre 13 de junho e 9 de setembro 2022
    • Elaboração de um estudo prévio de um conjunto de 5 edifícios habitacionais e área envolvente, que deverá contemplar serviços e equipamentos de proximidade para os diferentes estratos etários da população que os irá ocupar, pelas 18 equipas vencedoras da 1.ª fase.
    • Serão atribuídos prémios monetários, entre 1500 e 6000 Euros, às equipas vencedoras das duas fases, e dada a  possibilidade de participar em programas de estágio em várias das entidades mecenas deste concurso.

«Este tipo de concurso já foi feito em universidades holandesas e inglesas, mas muito centrado no edifício de habitação», disse Fernando Nunes da Silva (professor catedrático do Técnico, aposentado; CiTUA) ao Expresso. Acrescenta «Pensámos que seria interessante alargar o âmbito, considerando o quarteirão e a sua gestão, e desafiar os alunos portugueses a desenvolverem as suas ideias num momento em que o Governo está a lançar um enorme programa de construção de 26 mil habitações.».

Cartaz.