A importância de um Doutoramento

A edição de 2021 dos PhD open days decorreu entre 22 e 24 de novembro, no Instituto Superior Técnico

Na Mesa Redonda sobre “A successful career with a PhD”, integrada no programa da edição de 2021 dos “PhD open days”, debateu-se a importância dos doutoramentos numa carreira profissional. Entre os vários participantes, a opinião foi unânime e um doutoramento é essencial para o bom desempenho e para uma rápida progressão profissional.

Na abertura da sessão, o vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, prof. Pedro Amaral, questionava os restantes intervenientes precisamente sobre o papel dos doutoramentos no futuro e nas carreiras profissionais.

Paulo Barata, da Navigator Company, referiu a este respeito que “nunca trabalhei diretamente com o que aprendi no doutoramento mas a formação que me deu foi essencial no meu trabalho”. Opinião partilhada também por Filipe Gaspar, da Hovione, que também referiu que “fazer um doutoramento não era o meu objetivo, mas foi uma grande experiência para o meu trabalho. Permitiu aumentar os meus conhecimentos e ultrapassar as minhas próprias lacunas”. António Mósca, da Mckinsey & Company, afirmava que teve “oportunidade de fazer um MBA e isso foi juntar um sonho ao trabalho e por isso um doutoramento é tão importante”. Ainda a este respeito, Pedro Bizarro, da Feedzai, referiu que criou “o emprego de sonho no qual posso continuar a fazer investigação”.

Ainda na mesma sessão, Pedro Amaral lançou uma questão aos restantes intervenientes relativamente ao valor de um trabalhador com doutoramento na indústria. Pedro Bizarro respondeu a esta questão afirmando que o que a indústria pretende de alguém com um doutoramento é a “capacidade de continuar a inovar”. Filipe Gaspar afirmou que quando “procuramos alguém para qualquer área ou posição, procuramos alguém com um doutoramento”.

Outra questão levantada pelo professor Pedro Amaral foi relativa aos salários. A este respeito, Paulo Barata afirmou que “quando comecei os salários não eram diferentes. Ultimamente, as pessoas com doutoramento recebem mais, tendo em conta também a sua performance na empresa”. Já António Mósca referiu que “a Mckinsey valoriza muito os doutoramentos e as pessoas [com doutoramento] entram numa posição mais elevada para a empresa”.

O segundo dia deste encontro foi ainda marcado por outra Mesa Redonda subordinada ao tema “Competitive international projects: personal testimony” e por uma Out of the Box Session sobre “A incerteza no conhecimento, na ciência e na tecnologia”, moderada por José Maria Pimentel, economista e apresentador do podcast “45 Graus”.