A nanotecnologia como o principal motor da sociedade

A palestra foi conduzida pelo professor Lars Montelius que escrutinou as várias mudanças sentidas nos últimos anos com a revolução tecnológica.

A experiência do orador e a relevância e alcance do tema atraíram esta quinta-feira, 29 de junho, estudantes, professores e investigadores para mais uma sessão do ciclo de conferências IST Distinguished Lecture. Numa apresentação descomplicada e apelativa, Lars Montelius, diretor geral do INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia) brindou os presentes com uma reflexão sobre o peso da nanotecnologia nos dias de hoje.

“Estamos perante um mundo completamente diferente daquele que existia há 20 anos” começou por dizer o Diretor do INL, a única organização de investigação totalmente dedicada à nanotecnologia com um estatuto legal internacional. O professor descreveu uma sociedade cada vez mais conectada, onde os serviços são regularmente personalizados, “completamente imersa pela tecnologia e pelas suas evoluções”, e como tal totalmente dependente da nanotecnologia. “Sem a nanotecnologia não usariamos da mesma maneira o Facebook, o Google, ou o  Spotify, e que estranho seria”, exclamou.

Uma revolução tecnológica crescente, que de acordo com o orador nos transportará a uma interconexão global, com biliões de dispositivos multifuncionais, e com “objetos” tornados “sujeitos”,  como consequência do aumento da integração das funções inteligentes. “ A nanotecnologia está em todo o lado”, frisou o professor.

O INL foi também tema de conversa, definido pelo seu diretor geral como “um espaço maravilhoso onde trabalham 200 apaixonáveis pessoas de 28 países”, um instituto “único” no mundo de nanotecnologia, que trabalha com toda a comunidade internacional. “Integrar o conhecimento” e “preparar terreno para uma inovação acelerada”, são as demandas centrais da instituição sediada em Braga.