Ao longo de uma semana, mais de uma dezena de estudantes do LL.M. Law in a Digital Economy (LL.M. LDE) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) terão oportunidade de olhar para a realidade tecnológica e a economia digital através da lente e do conhecimento dos engenheiros. Com o apoio e a orientação de um leque de especialistas do Técnico, os alunos vão conhecer e explorar as oportunidades e os desafios de muitas tecnologias emergentes, descobrindo um pouco mais sobre o ecossistema empreendedor e diversificando as suas competências. A experiência é possível graças ao “Technology for Lawyers Bootcamp”, que vai já na sua 2.ª edição e resulta de uma colaboração entre o Técnico e a Universidade Católica Portuguesa (UCP).
O curso arrancou esta segunda-feira, 20 de setembro, com uma sessão de boas-vindas conduzida pelo professor Luís Caldas de Oliveira, coordenador do curso. O evento contou ainda com a participação do presidente do Conselho Científico (CC), professor Rodrigo Miragaia Rodrigues, e do professor Gonçalo Saraiva Matias, diretor da Católica Global School of Law. Na plateia, cerca de 14 participantes tomaram conhecimento do programa estrategicamente desenhado para alargar o seu leque de conhecimentos e competências sobre o universo tecnológico.
“Este programa tem 3 objetivos: dar-vos um inside view de quais são as tecnologias digitais que são atualmente mais populares, e especificamente para vocês fazerem perguntas às pessoas que fazem investigação nessas áreas; apresentar-vos uma metodologia para criar valor com uma tecnologia; e também para vos colocar no lugar do fundador de uma startup”, começava por evidenciar o professor Luís Caldas de Oliveira, coordenador do ‘Tech4Law Bootcamp” na abertura da sessão. Dando a conhecer um pouco do programa do curso, o docente apresentaria aquele que será o grande desafio desta semana e que permitirá aos estudantes colocar em prática tudo o que aprenderem: o desenvolvimento de um modelo de negócio desenvolvido em equipas e que deverão apresentar a um leque de jurados na próxima sexta-feira, 24 de outubro.
“Somos muito afortunados e estamos muito felizes por termos esta parceria com o Instituto Superior Técnico”, salientou o diretor da Católica Global School of Law. “O Técnico é uma das melhores escolas de engenharia e tecnologia do mundo e por isso não havia melhor maneira de começar esta programa do que estar aqui no Técnico, com os pés no terreno, para aprender com os melhores especialistas do mundo sobre tecnologia”. O diretor da UCP realçava que programa LL.M. LDE é “mais sobre revisitar áreas do direito através das lentes da tecnologia”, destacando, no entanto, que este bootcamp permite adquirir “as ferramentas necessárias para compreender o que está a acontecer, quais são os novos desenvolvimentos, quais são as novas tendências”. “É por isso que este curso é muito importante para lhe proporcionar uma experiência intensiva e imersiva durante uma semana com muita alta tecnologia à mistura”, vincou.
Lembrando a tradição de colaboração que já existe entre as duas instituições – como este programa reflete, e poderá ser reforçada, o professor Rodrigo Miragaia Rodrigues salientou a importância desta ligação entre o Direito e a Tecnologia. Tal como destacou o presidente do CC, “as ferramentas tecnológicas estão aqui para alterar permanentemente, e de forma drástica, a forma como a lei é conduzida” e “aqueles de vós que tenham esta visão tecnológica, para além dos aspetos legais, penso que estarão numa vantagem competitiva no que diz respeito aos vossos problemas”, referiu.
Além do professor Luís Caldas de Oliveira e do aluno de doutoramento Diogo Henriques que assumem o papel de instrutores do bootcamp, o programa contará com o conhecimento de mais quatro docentes do Técnico: os professores António Grilho (Internet-of-Things), Arlindo Oliveira ( Artificial Intelligence), Luís Guerra e Silva (Cloud Computing) e Miguel Pupo Correia (Blockchain).