3.ª edição do Prémio de Mérito Best in Class BCG já tem vencedor

Francisco Alves obteve a classificação final de 20 valores na unidade curricular de Gestão e arrecadou o galardão.

Nem a distância foi impedimento para o reconhecimento do mérito de Francisco Alves, antigo aluno da Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação e vencedor da 3.ª edição do “Prémio de Mérito Best in Class BCG”. O estudante, que atualmente frequenta o mestrado em Economics and Management of Government and International Organizations na Università Bocconi, juntou-se à cerimónia de entrega do galardão, esta quarta-feira, 24 de novembro, através da plataforma Zoom. Além de Francisco Alves, que obteve a nota máxima de 20 valores à unidade curricular (UC) de Gestão, foram também  distinguidos mais 11 alunos que frequentaram a disciplina e  obtiveram desempenhos meritosos.

O vencedor manifestou “a alegria e orgulho” com que recebe este prémio, partilhando a importância que esta UC teve no seu percurso académico, acabando por o influenciar a prosseguir a sua formação na área de Economia e Gestão. Francisco Alves aproveitou ainda o momento para agradecer ao Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) – responsável pela UC- pela “organização e o profissionalismo com que coordenam” a cadeira, aos docentes da disciplina e “claro à BCG por esta iniciativa, por incentivar e premiar o mérito académico”. No leque de agradecimentos não ficaram esquecidos os colegas de grupo do IST Management Challenge (ISTMC) – uma competição de Estratégia e Gestão cuja classificação também pesa na atribuição deste prémio.

Na sua intervenção, o presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, também fez questão de agradecer à BCG pelo apoio ao galardão e pela parceria, frisando o papel determinante dos membros da Rede de Parceiros no cumprimento da missão de “formar quadros técnicos e científicos altamente competentes, num mundo que tem uma dinâmica de mudança muito rápida. “Esta missão só pode ser cumprida na totalidade se o Técnico estiver aberto aquilo que são as necessidades das empresas e às mudanças tecnológicas, no apoio à mudança e ao desenvolvimento, e isso não se pode fazer sozinho, de portas fechadas”, declarou.

“Tudo farei para que continuemos a ser um parceiro sempre alinhado e respondendo às necessidades, ajudando a BCG nomeadamente fornecendo talento e ouvindo as ideias que têm para a formação que oferecemos aos nossos alunos”, assegurava o professor Rogério Colaço aos representantes da BCG presentes na cerimónia.

A garantia de que esta é uma parceria para continuar a consolidar foi também dada por Carlos Elavai, Managing Director and Partner da Boston Consulting Group (BCG). “O Técnico é uma das principais fontes de talento, temos muitos engenheiros a ajudar-nos com problemas de gestão, são pessoas com muita curiosidade, com muita capacidade analítica, com muito sentido de estrutura, e por isso é, para nós, muito importante continuarmos a desenvolver e nutrir esta relação”.

Relativamente ao prémio em si, o sócio da BCG evidenciou que este pretende claro reconhecer e excelência, mas também enaltecer a união de duas áreas que a consultora considera fundamentais na mudança do mundo e que se combinam nesta disciplina: “uma componente de gestão e economia dada sobre a alocação e a gestão eficaz dos recursos, e a componente da inovação e do desenvolvimento de novas tecnologias”.

De forma a apoiar a melhoria da qualidade de ensino desta disciplina, a BCG  faz ainda um donativo ao DEG,  no valor de 867 euros, entregue simbolicamente na cerimónia aos professores João Soares e Carlos Monteiro, que integram o corpo docente da disciplina.

Ainda no âmbito deste prémio foram ainda atribuídas várias menções honrosas aos estudantes: André Veiga da Fonte (Engenharia Aeroespacial), Ângelo Gomes (Engenharia Aeroespacial), Catarina Cipriano (Engenharia Química), Cristi Savin (Engenharia Informática e de Computadores – Alameda), Duarte Feiteira (Engenharia Física Tecnológica), Duarte Almeida(Engenharia Informática e de Computadores – Alameda) Inês Gomes (Engenharia Biológica), Inês Martins (Engenharia Biomédica),  Sérgio Machado (Engenharia Aeroespacial), Tiago Brogueira (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) e Tomás Mineiro (Engenharia Aeroespacial).