7.ª MasterTalk do Técnico – Desfazendo os mitos em torno do nuclear

Pedro Vaz liderou a sessão dedicada à oferta formativa do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares.

“O uso de radiação tem sido historicamente estigmatizado e distorcido ao longo de séculos”. Para Pedro Vaz, professor do Instituto Superior Técnico, este é um dos pontos-chave a reter da MasterTalk de 15 de março, dedicada à oferta de mestrados do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares.

Pela sétima vez a uma tarde de quinta-feira, o Centro de Congressos do Técnico acolheu vários estudantes interessados na oferta formativa da Escola. Nesta edição, e com uma apresentação intitulada ‘Utilizações das Radiações e do “Nuclear” em Ciência e na Sociedade – Riscos e Benefícios, Mitos e Realidades’, Pedro Vaz procurou desfazer os medos em relação às radiações e ciências nucleares, que o docente afirma resultarem “de décadas de desinformação”.

Em particular, o outrora investigador do Conseil européen pour la recherche nucléaire (commumente conhecido por CERN) destacou muitos dos benefícios que a investigação nesta área trouxe e continua a trazer à sociedade – radioterapia, exploração espacial, esterilização de alimentos e de material médico, imagiologia, produção de energia nuclear e até componentes de detetores de fumo. Para o docente, resumir a área das ciências nucleares a uma palestra de 30 minutos é “uma tarefa exigente”. “Falei de umas sete ou oito aplicações, mas há centenas – para não dizer milhares – em todos os setores de atividades”, explica Pedro Vaz. Às MasterTalks, deixou um elogio – “é uma belíssima iniciativa que merece ser incentivada”.

Beatriz Marques, uma das estudantes que assistia à MasterTalk, frequenta uma licenciatura noutra instituição de ensino superior. Confessou-se curiosa acerca dos mestrados e áreas que pode explorar no Técnico, em particular a Física Médica. “A MasterTalk foi muito interessante”, comenta, acrescentando que “o professor foi muito prestável ao esclarecer as [suas] dúvidas”.

Sofia Vidal e André Feliciano vieram juntos à sessão. São ambos estudantes de terceiro ano da Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica e estão curiosos com a oferta formativa do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares. Para Sofia, a possibilidade de “mistura entre Física, Biologia e Medicina parece interessante”. André elogia a palestra, que apelida como “boa para dar uma visão geral daquilo que se faz cá e qual o percurso académico e profissional que podemos seguir”. O aluno chegara a estudar Medicina durante dois anos, mas optou por mudar de curso. “O Técnico foi uma opção óbvia devido à sua conexão com empresas”, explica. Sofia concorda, referindo “a boa reputação do Técnico que toda a gente conhece”.

O Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares oferece o Mestrado em Proteção e Segurança Radiológica, o Mestrado em Física Médica e o Mestrado em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural, este último em parceria com a Faculdade de Belas Artes, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Dedicada ao Departamento de Matemática e conduzida por Patrícia Gonçalves, a próxima MasterTalk terá lugar a 11 de abril.

Fotogaleria.