Campus e Comunidade

Ainda antes de competir FST 08e já quebra recordes

O carro da equipa de Formula Student do Técnico foi construído em apenas um ano letivo e foi ontem apresentado à comunidade.

A forma como os sete protótipos da equipa de Formula Student do Técnico (FST Lisboa), estavam dispostos, no átrio do Pavilhão Central, deixava bem patente um espaço vazio já reservado ao FST 08e, o protótipo que esta segunda-feira, 25 de junho, foi apresentado ao mundo. O Salão Nobre revelou-se pequeno para a quantidade de apoiantes que a equipa captou para a cerimónia, mas a curiosidade de vislumbrar o novo protótipo e a vontade de aplaudir o trabalho da equipa não deixou ninguém ir embora.

Henrique Karas, líder da equipa, abriu as hostes lembrando que as expectativas que a equipa do ano passado tinha deixado eram difíceis de superar: “era uma equipa muito forte tecnicamente, de onde só 5 elementos transitaram para a equipa atual, e  o FST 07e era um protótipo muito bom”.  Assim e ultrassando a pesada herança, “com muita vontade de evoluir” e em tempo recorde – apenas um ano  letivo – “reunimo-nos aqui para vos mostrar o resultado do nosso trabalho”. “Queremos ir lá fora representar bem o Técnico e os nossos patrocinadores e foi com isso em mente que trabalhamos afincadamente”, declarava o líder da equipa.

“Ter este Salão Nobre apinhado de gente confirma que a grande força do Técnico são os alunos”, começou por referir na sua intervenção o vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, o professor Luís Castro. Enaltecendo o orgulho que a Escola tem nos seus Núcleos de alunos, na forma “como tão bem nos representam além-fronteiras”, o professor Luís Castro lembrou que “vamos já no 8º carro, e se pensarmos que o primeiro demorou 4 anos a ser construído, percebemos a evolução que esta equipa foi tendo ao logo dos 17 anos de existência”. Apontando o envolvimento nestas equipas como “uma motivação extra que os estudantes do Técnico têm ao longo do seu curso” e frisando “toda a aprendizagem que daí advêm”, o vice-presidente do Técnico concluiu vincando “o orgulho que com toda a certeza todos vamos continuar a ter no sucesso desta equipa”.

Subiu posteriormente a palco Nelson Teodoro, diretor de marketing da Novabase, para partilhar “o orgulho enorme que a nossa empresa sente por ser parceira deste projeto desde 2010”. Um apoio que assenta naquilo que a empresa considera dois benefícios gigantes: “investir em inovação e desenvolvimento tecnológico e em equipas multidisciplinares; e também por ter aqui acesso direto a um observatório de talento”. Dedicando algumas palavras ao tempo e trabalho que estes jovens despendem, mas também ao que abdicam para o fazer, o representante da Novabase referiu que: “temos todos que estar orgulhosos porque apesar de parecer que eles estão a fazer um caminho um bocadinho desviante do curso deles,  estão a adquirir experiências curriculares muito importantes para as ambições futuras que têm”.

Depois de uma breve intervenção do presidente do Departamento de Engenharia Mecânica, professor Pedro Coelho, que também exaltou “o talento e o empenho desta equipa”, a palavra voltou a Henrique Karas para que o mesmo partilhasse as inovações técnicas do FST 08e: “fizemos pequenas alterações e pequenas melhorias em relação ao protótipo anterior, tentando aumentar a fiabilidade através da consolidação dos processos existentes e soluções conhecidas, associadas à redução de peso e ao aumento do tempo de testes”, começava por desvendar, enumerando de seguida os aspetos técnicos que diferenciam o carro. Assim e com tecnologia 100% portuguesa, “o FST 08e tem 175cv de potência e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h. Com quatro motores elétricos AC de Ímanes permanentes apresenta um chassis monocoque em fibra de carbono pré-impregnada e tem uma suspensão duplo triângulo em fibra de carbono”.  “A bateria de polímeros de lítio tem capacidade para 8kWh”, acrescentou a seguir Henrique Karas. Uma das várias novidades que o mais recente protótipo congrega é a inclusão de um pacote aerodinâmico com DRS, um detalhe importante numa competição em que o peso pode fazer a diferença.  Por entre outros detalhes que revelavam a perícia com que foi construído,  e depois de apresentada a equipa que contribuiu para o resultado final, foi finalmente descortinado o tecido que escondia o protótipo.

Em tons arroxeados, o FST 08e rapidamente se tornou o centro das atenções e dos flashes. Os pneus algo gastos revelam os vários testes a que o mesmo já foi sujeito para alcançar a melhor performance possível nos três eventos internacionais que a equipa disputará este ano: em Itália, na República Checa e em Espanha.