Campus e Comunidade

GP17 – um carro mais eficiente que já quebrou recordes

As qualidades e conquistas do recente protótipo do PSEM foram exaltadas durante a cerimónia oficial de apresentação.

Foi perante um vasto grupo de patrocinadores, seguidores e colegas de outras equipas do Técnico, que o PSEM – Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel, apresentou, esta terça-feira, 31 de outubro, o GP17, o protótipo que apesar de só agora ser oficialmente exibido, já levou a equipa a bater recordes esta temporada. Como pano de fundo do evento estava exatamente o veículo de tons esverdeados que ia desviando atenções.

No seu discurso, João Dias, vice-coordenador do projeto, começou por enaltecer o “espírito de camaradagem e de entre ajuda que se vive entre todos os núcleos do Técnico”. Elogiando o trabalho levado a cabo pela equipa que permitiu que “praticamente todo o carro fosse concebido por nós”, o vice-coordenador tentou explicar, porém em vão, a sensação de ver o resultado de todo este trabalho: “Quando chegamos ao fim da competição e percebemos que o nosso trabalho havia sido reconhecido, nem sei explicar a sensação que nos invadiu”, disse.

O GP17 é o resultado do trabalho de doze alunos, ao longo de 10 meses, e do qual resultou um carro mais leve, mais eficiente e aerodinâmico, caraterísticas que terão sido decisivas para que o mesmo arrecadasse o prémio Siemens Engineering and Design Award. “No futuro queremos continuar a evoluir”, frisou João Dias. A equipa está desde já a trabalhar para otimizar diversos detalhes no veículo, que será usado nas competições do próximo ano.

Também o vice-presidente do Técnico para a gestão financeira, o professor Luís Castro, usou da palavra nesta apresentação, realçando a importância destas atividades extra-curriculares para o Técnico. “Este ano foi sem dúvida, um ano de viragem para o PSEM, com resultados muito bons que nos aguçam o apetite para o ano que vem”, assinalou o professor.