Alumni Talks no feminino assinalam 8 de março

O evento reuniu, à volta da mesa do pequeno-almoço, estudantes e antigas alunas que trocaram experiências sobre o Técnico e o mercado de trabalho.

Ainda o evento não tinha começado e a troca de experiências já se realizava entre as várias alumni e os atuais estudantes que iriam participar nas Alumni Talks – Especial Dia Internacional da Mulher. “Entrei no mercado de trabalho há cerca de dois anos e meio e foi graças ao Pitch Bootcamp”, referia Madalena Perloiro, antiga aluna de Engenharia e Gestão Industrial e atualmente Logistics Efficiency and Supply Chain Manager da Jerónimo Martins, em conversa com alguns dos participantes da sessão.

No arranque da iniciativa o Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, referiu que “há um traço comum nas engenheiras que é a coragem e a força de carácter”, falando depois sobre a tendência de subida de mulheres no Técnico que se observa há alguns anos.
De seguida, a co-coordenadora do Grupo Gender Balance do Técnico, professora Beatriz Silva, assinalava que este “evento é muito interessante pela partilha de ideias” e que “o género é algo que é criado pela Sociedade”.

A introdução a esta sessão das Alumni Talks foi concluída pela engenheira Susana Ferreira, antiga aluna de Engenharia Informática e de Computadores e Transformation Senior Director do Banco Santander. Para a responsável do Santander, “a busca de talento é cada vez mais diferenciada” hoje em dia e “as equipas têm de ser multidisciplinares e diversificadas, quer em termos de género, quer de skills”.

Nas várias mesas de pequeno-almoço as conversas faziam-se em torno do percurso académico e aspirações futuras. Os desafios de voltar a estudar, nomeadamente Doutoramento, após vários anos no mercado de trabalho foram também tema de conversa, na qual a engenheira Conceição Magalhães, alumni de Engenharia Civil e Deputy Director da Brisa, referia que “quando saímos do Técnico temos várias capacidades e a resiliência é uma delas”.

Outro dos temas transversais às várias mesas é a forma como funcionam os processos de recrutamento. A antiga aluna de Engenharia Química e Capabilities and Insights Analyst da McKinsey, Raquel Jimenez, falou sobre as várias áreas de atuação da empresa e referiu que “a grande coisa que o Técnico me ajudou foi a pensar e resolver problemas”.

A estudante do Mestrado em Física Tecnológica, Daniela Cardoso, referiu a respeito deste tipo de iniciativa que “no Técnico é difícil contactar com antigos alunos, se não for neste tipo de eventos” e que “conhecer o tipo de emprego e experiência profissional é uma vantagem destes eventos, em que ficamos com uma perspectiva geral”.

A opinião de Daniela é partilhada por João Saavedra, estudante de Mestrado em Engenharia Biológica, que referiu ser “importante o contacto com pessoas que já trabalham e têm experiências diversas e a oportunidade de esclarecer dúvidas”. O estudante de Engenharia Biológica considerou ainda “importante estas iniciativas apenas com mulheres para perceber que o género não é impeditivo do sucesso”.

Nesta edição das Alumni Talks participaram também as engenheiras Ana Dias, antiga aluna de Engenharia Física Tecnológica e atualmente Chief Financial Officer da Cofina, e Sara Guerreiro de Sousa, antiga aluna de Matemática Aplicada e Computação e Senior Manager da Feedzai.

Ver galeria fotográfica