Alumnus do Técnico no pódio da competição que procura os líderes do futuro

Manuel Leite arrecadou o terceiro lugar do Prémio Primus Inter Pares e terá oportunidade de fazer um MBA, com propinas pagas, numa Business School de prestígio nacional e internacional.

Depois de se destacar de um total de cerca de 100 jovens que se candidataram à competição do Expresso e do Santander Totta, alcançado um lugar no leque de 5 finalistas,  Manuel Leite, antigo aluno de Engenharia Mecânica no Técnico, conquista agora o 3.º lugar no pódio do Prémio Primus Inter Pares.  A cerimónia de atribuição dos troféus da competição cuja finalidade é descobrir os melhores jovens talentos portugueses para liderar empresas entre o universo de estudantes de Economia, Finanças, decorreu na semana passada no Museu de Arte Antiga, em Lisboa.

Além da prestigiante distinção, Manuel Leite garante também a oportunidade de fazer um Master in Business Administration (MBA) com as propinas pagas– um prémio atribuído aos 3 primeiros classificados. A escolha pode incidir sobre o IE Business School, em Madrid, ou, em Portugal, a Universidade Católica, a Nova SBE ou o ISEG.  O 1.º e o 2.º classificados têm, por esta ordem, direito de preferência, entre os cursos disponíveis.

Manuel Leite trabalha atualmente na Hyperion Renewables, uma empresa que desenvolve, investe e faz gestão de ativos de projetos de energias renováveis.  A conquista deste 3.º lugar no pódio representa para o antigo aluno “uma oportunidade incrível”, que lhe permitirá fazer algo que, como confidencia, sempre ambicionou fazer no seu progresso profissional. “Desde há uns anos que sei que um MBA pode representar uma grande mais-valia na carreira de um engenheiro, para complementar as capacidades mais analíticas e técnicas com soft skills de gestão, liderança, visão estratégica, recursos humanos, assim como também na componente financeira mais técnica, que é fundamental hoje em dia no ecossistema empresarial”, declara o jovem engenheiro. Para Manuel Leite “um engenheiro tem de ter a capacidade para liderar e saber interpretar os que estão em seu redor, de modo a saber motivar e exponenciar as capacidades e o potencial existente de todos para criar valor acrescentado”.

Os três vencedores foram escolhidos por um júri, com o qual se reuniram em junho, altura em que tiveram de responder a questões relacionadas com o seu percurso profissional, mas também a perguntas mais abrangentes relacionadas com as áreas em que trabalham neste momento e ainda a algumas de cultura geral.

Catarina Adegas Ferreira, mestre em gestão pela Nova SBE era única mulher no leque de finalistas e arrecadou o 1.º lugar. Já Álvaro Samagaio, mestre em Bioengenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto conquistou o 2. º lugar da competição.