Alunos da EIT InnoEnergy em contacto com os desafios energéticos dos Açores

Alunos de Mestrado da EIT InnoEnergy tomam contacto com os desafios e soluções energéticas para as regiões off-grid

Os alunos dos mestrados da EIT InnoEnergy no Técnico acabaram de chegar de uma visita técnica de quatro dias à ilha de São Miguel, Açores. Esta actividade extracurricular foi organizada pelo IST e pela InnoEnergy em colaboração com a Electricidade dos Açores S.A. (EDA) e deu aos alunos a oportunidade de aprender sobre os desafios e soluções para as regiões off-grid.

Garantir a qualidade e a segurança dos sistemas de fornecimento de energia apresenta desafios únicos para as ilhas. As importações de energia implicam custos económicos e ambientais significativos, mas a actividade económica limitada pode dificultar opções de investimento em energia renováveis. As nove ilhas vulcânicas do arquipélago dos Açores são um bom estudo de caso sobre como resolver os desafios energéticos em ilhas isoladas.

A actividade incluiu um workshop leccionado pela Electricidade dos Açores (EDA), uma visita à central geotérmica de Ribeira Grande, uma visita a uma central termoeléctrica do Caldeirão e uma visita ao parque eólico de Graminhais.

Os alunos que queiram saber mais sobre a EIT InnoEnergy Master’s School, poderão participar no Open Day, um evento do IST e da InnoEnergy, onde os mestrados serão apresentados. Mais informações.