Um grupo de cinco alunos do campus Taguspark do Técnico foi o grande vencedor da primeira edição do Prémio de Mérito Worten em Gestão de Armazéns e Materiais, disciplina do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O desafio consistiu em encontrar uma solução para melhorar as operações do entreposto da Worten.
Guilherme São Pedro, Jorge Mira, Jessica Roberts, Mariana da Silva e Vitor Ferreira criaram um projeto que aposta na automatização dos serviços, para que, em alturas de maior “pico de procura como Natal e Black Friday se ter tudo estruturado para dar uma melhor resposta aos desafios que daí vêm”.
O prémio foi entregue pelas mãos dos representantes da Worten, engenheiros Hugo Alexandre, Supply Chain Management da Worten, e Afonso Barroso, Area Coordinator. Na ocasião, o engenheiro Hugo Alexandre enfatizou a importância da parceria Técnico-Worten, que permitiu a materialização deste projeto: “É a primeira concretização deste percurso que estamos a trilhar com o Técnico ao atribuir este prémio de mérito. Queremos também, futuramente, contribuir para dar mais meios e recursos, quer para atividades letivas, quer para atividades de investigação”.
O Vice-Presidente do Técnico, professor Pedro Amaral, reforçou afirmando que: “É a primeira empresa parceira do Técnico que se relaciona de forma direta e aplicada dentro do campus Taguspark e dentro do caminho que o Taguspark desenhou para o seu futuro e para as suas áreas de competência e especialização”.
Por sua vez, a professora Susana Relvas, responsável da disciplina de Gestão de Armazéns e Materiais, classificou a parceria como um “casamento feliz que espero que continue por muito tempo e que consagra um caminho que já vinha sendo feito há uns anos em conjunto”. Guilherme São Pedro, em representação do grupo vencedor, disse que o prémio “demonstra que realmente vale a pena esforçarmo-nos, vale a pena trabalhar e que existe reconhecimento por parte das empresas e do Técnico, e esperamos ajudar a continuar neste caminho”.
Durante a cerimónia, foi igualmente entregue um donativo em valor monetário ao Departamento de Engenharia e Gestão (DEG). Segundo a Presidente do DEG, professora Ana Póvoa, o donativo vai ser usado na melhoria das unidades curriculares, nomeadamente nesta de Gestão de Armazéns e Materiais e nas outras do grupo de Operações e Logística. “É muito importante porque podemos investir em materiais e iniciativas para melhorar a qualidade do ensino”.
Presente na cerimónia, a vice-presidente para o campus Taguspark, professora Helena Galhardas felicitou os alunos premiados, agradeceu aos docentes do DEG e à equipa de parcerias do Técnico. Finalmente, manifestou a vontade de ver nascer novos frutos desta cooperação.
A atribuição do Prémio de Mérito Worten em Gestão de Armazéns e Materiais e a entrega do donativo ao DEG estão enquadrados no protocolo celebrado entre o Técnico e a Worten. Entre várias iniciativas conjuntas, o acordo vai beneficiar o campus Taguspark através da construção do Laboratório de Logística.