Everis atribui mais um prémio de mérito a alunos da Cadeira de Aprendizagem

Três equipas lutaram pelo prémio num Pitch Final do qual saiu vencedora a equipa “Team D”.

A everis continua a distinguir o mérito e o talento dos alunos do Técnico. No Pitch Final da segunda edição do “Prémio de Mérito Everis em Aprendizagem”, a equipa “Team D”, composta pelos alunos Gonçalo Melo e André Patrício conquistou os jurados e arrecadou o galardão. Entregue anualmente, esta distinção com um valor monetário associado de 1300 euros, reconhece o desempenho e a capacidade de trabalho da melhor equipa da Unidade Curricular de Aprendizagem do Departamento de Engenharia Informática do Técnico no ano letivo de 2019/2020.

As três equipas em competição foram desafiadas a desenvolver um projeto em torno de diferentes arquiteturas de redes neurais. As apresentações demonstraram o trabalho realizado, as conclusões atingidas e cativaram o núcleo de jurados composto pelo professor Andreas Wichert, docente que ministra a unidade curricular, o professor Eugénio Ribeiro, também docente da cadeira, Hugo Balseiro Santos, Head of Data & Analytics da everis, e José Varela, Lead data Scientist também da Everis.

Enquanto o júri determinava a equipa vencedora, houve tempo para as equipas fazerem um balanço da participação, enaltecendo as mais-valias e a aprendizagem que resultam desta experiência. “Para mim isto foi uma experiência muito enriquecedora. Permite-nos testar os nossos conhecimentos em machine learning. Estou muito agradecida por poder ter esta experiência, e acho que é algo importante para nos podermos tornar engenheiros mais completos”, realçou a aluna Auletta Eleonora. Gonçalo Melo, por sua vez, destacou que a equipa “não trabalhou afincadamente neste projeto apenas porque havia um prémio associado, mas penso que isso introduz um nível extra de competição e ajuda a manter os alunos motivados”. “Considero que este projeto é também muito importante porque nos dá a oportunidade de, paralelamente ao trabalho do Técnico, podermos trabalhar as nossas competências de comunicação”, disse ainda o aluno.

Ainda que apenas um grupo se sagrasse vencedor foram muitos os elogios direcionados às restantes equipas e ao talento do Técnico. Hugo Balseiro fez questão de frisar isso mesmo no discurso em que anunciou os vencedores. “O Técnico é uma marca muito importante. O talento que vem desta escola é único”, declarou. “Quero felicitar os professores pelo trabalho que fazem com os alunos ao longo destes anos porque de facto eles ficam muito bem preparados”, afirmava ainda.

Também o presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, participou no evento, enaltecendo a iniciativa e agradecendo à everis a associação a este prémio. “Há dez anos, este tipo de iniciativas era muito pouco comum, e é bom ver que isso está a mudar e que há cada vez mais estas iniciativas que permitem premiar o mérito, reconhecer o trabalho que os alunos desenvolvem”, destacava o presidente do Técnico. “Esta é uma oportunidade muito estimulante e importante para os nossos alunos e é um prazer para mim, ver tanto talento reunido nesta sessão”, concluía o presidente do Técnico.

O “Prémio de Mérito Everis em Aprendizagem” é uma iniciativa que resulta da parceria entre a empresa de consultoria e o Técnico. Além da distinção dos alunos, deste galardão resulta também uma doação ao Departamento de Engenharia Informática (DEI) para a melhoria da qualidade de ensino.