Alunos do Técnico com acesso a bolsas de estudo da Fundação José Neves

O Instituto Superior Técnico é uma das instituições parceiras do programa ISA FJN que pretende apoiar o talento nacional no acesso à formação e às competências do futuro.

O Técnico é uma das 22 instituições de ensino escolhidas estrategicamente pela Fundação José Neves(FJN) para integrar o programa ISA FJN . Baseado no modelo de Income Share Agreement (Acordo de Partilha de Rendimentos), este programa permitirá que os alunos beneficiem de um empréstimo para pagar as suas propinas.  A bolsa é reembolsável, uma vez que a propina é devolvida mais tarde à fundação, quando o aluno estiver empregado e a receber um salário acima de um determinado valor. Este retorno será depois reinvestido para ajudar mais estudantes a aceder ao programa. Uma das inovações do ISA FJN  é que o plano de reembolso é adequado a cada bolseiro, estando diretamente dependente das competências e dos rendimentos expectáveis à saída do curso em cada caso.

No total, estima-se que nos próximos dois anos 1.500 estudantes possam ser apoiados por este programa. As bolsas têm como destinatários estudantes em cursos ou formações com a duração de até 24 meses, ou seja, alunos de mestrados, bootcamps, pós-graduações e formações profissionais. Na fase inicial, há mais de 100 cursos disponíveis, entre os quais estão dez mestrados do Técnico. Estas bolsas de estudo serão atribuídas tanto a estudantes que pretendem acrescentar qualificações como a trabalhadores que pretendem reconverter a sua carreira.

A lista de cursos e instituições parceiras está orientada para competências consideradas críticas e fundamentais para as profissões de futuro, abrangendo áreas científicas, tecnológicas, de engenharia, economia e gestão, matemática, design, ciências sociais, entre outras.

Com o mote “Estudas primeiro. Pagas quando começares a trabalhar”, o ISA FJN tem um processo de candidatura simples e totalmente digital.

Os cursos do Instituto Superior Técnico, considerados elegíveis pela Fundação José Neves para o programa ISA FJN, são os seguintes:

O enquadramento do programa e os respetivos procedimentos de candidatura podem ser consultados na página da Fundação.