Ao encontro das oportunidades de carreira da CISCO

A sessão permitiu o contacto entre alunos do Técnico e vários colaboradores da empresa, permitindo a troca de ideias sobre a empresa e as oportunidades de carreira.

A adesão da Cisco à Rede de Parceiros do Técnico no passado mês de setembro já começou a refletir-se numa aproximação da empresa à Escola e aos alunos. Prova disso mesmo foi o Talent Search Meeting da Cisco que decorreu esta quinta-feira, 28 de outubro, e que através de um ambiente informal permitiu aos vários alunos dos mestrados em Engenharia Informática e de Computadores e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores conhecer um pouco melhor a empresa líder em Tecnologias da Informação a nível mundial, aproximando o talento das oportunidades.

Carla Patrocínio, coordenadora da Área de Transferência de Tecnologia, abriria a sessão salientando a preponderância deste tipo de eventos para os alunos “que podem perguntar tudo o quiserem aos colaboradores da empresa” e ainda frisando que esta “é a primeira de muitas iniciativas que as duas entidades terão conjuntamente”.  As vantagens desta ligação estreita entre a empresa e a escola seriam também, posteriormente, salientadas por Fábio Gameiro, consulting engineer da Cisco e também antigo aluno do Técnico.

De forma entusiástica- e sempre recetivos às questões colocadas- os cinco colaboradores da empresa presentes no evento partilharam o percurso profissional, explanaram os domínios em que trabalham e em que a empresa atua e as áreas em que está a investir, expuseram os desafios que enfrentam diariamente, não camuflaram a exigência e enfatizaram, claro,  as mais-valias de trabalhar na empresa. Do lado dos alunos, o interesse ia sendo expresso através das sucessivas perguntas que giravam em torno dos processos de recrutamento e das oportunidades de progressão de carreira oferecidas.

Na mesa de Fábio Gameiro foram muitas as ideias colocadas em cima da mesa, puxadas pelo próprio e sendo exploradas pelos antigos alunos. A aposta da empresa em Portugal com a abertura do novo Centro Customer Experience (CX) em Lisboa, o valor que as multinacionais dão ao talento nacional, a cultura de trabalho da empresa foram apenas alguns dos temas tocados ao longo da conversa. “Na altura em que terminei o curso, eu tinha interesse pela Cisco e se esta parceria existisse ter-me-ia sido muito útil”, frisava Fábio Gameiro, incentivando os alunos a aproveitarem esta oportunidade, assim como todas as outras que podem advir desta parceria entre a Escola e a gigante de tecnologia de rede.