Caixa Geral de Depósitos apoia 11 projetos de Núcleos de Estudantes

Há 7 anos que a Caixa Geral de Depósitos(CGD) se alia ao Técnico para premiar o trabalho realizado pelos Núcleos de Estudantes, enaltecendo o potencial dos projetos que desenvolvem, contribuindo para que estes continuem a crescer e deem origem a novas ideias. Esta terça-feira, 14 de dezembro, este reconhecimento voltou a repetir-se, e 11 projetos foram distinguidos ao abrigo do CA2ECTécnico – Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes do Técnico. No total, o banco que incorpora a Rede de Parceiros do Técnico entregou 12 mil euros em prémios.

O presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, no seu breve discurso, fez questão de agradecer ao banco a “parceria de longa data” e também o apoio aos núcleos de alunos. O docente  realçou que estes projetos “não só contribuem de forma determinante para a formação dos nossos alunos, como também tem impacto na demonstração de tudo o que aprendemos a fazer aqui no Técnico”. “Estes prémios que atribuímos com o apoio da Caixa Geral de Depósitos são determinantes para manter estas iniciativas, para  estas poderem acontecer e ter o sucesso que têm”, denotou ainda.

Também o administrador executivo da CGD, Dr. José João Guilherme, fez questão de realçar a importância do trabalho desenvolvido pelos núcleos, explicando que este apoio está diretamente relacionado com a convicção “que temos, de que o caminho a percorrer, enquanto sociedade, assenta mais no conhecimento do que em qualquer outra coisa”. “Aquilo que vocês fazem pode ter um impacto na vida das pessoas, e a Caixa Geral de Depósitos está disposta a apoiar isso” declarou, enaltecendo o valor dos graduados do Técnico pela “capacidade de reflexão e de superação” que demonstram.

“É bonito ver que durante todos estes anos, e até mesmo antes destes prémios existirem, os alunos continuaram os seus projetos e a inovar nas suas iniciativas”, salientou Beatriz Isidro, vice-presidente aluna do Conselho Pedagógico (CP), no início da sua breve intervenção. A aluna vincou que estes prémios além de apoiarem a concretização dos projetos dos estudantes, “também os incentivam a inovar”, reconhecendo o “trabalho desenvolvido e aquilo que vocês representam”.

Seria depois altura de passar a palavra aos protagonistas da sessão: os núcleos de alunos. Os representantes de cada um dos projetos distinguidos deram a conhecer um pouco do trabalho que desenvolvem, frisaram o impacto deste apoio nas suas atividades, demonstraram a evolução dos projetos distinguidos, e partilharam ainda alguns objetivos futuros. “É graças a este tipo de prémios que conseguimos continuar a mexer-nos e a desenvolver os nossos projetos”, referiu Daniela Machado, representante do GameDev Técnico. Ainda que por outras palavras, o mesmo foi sendo realçado por cada um dos alunos que interveio.

Na edição 2021/2022 dos Prémios Caixa Geral de Depósitos foram distinguidos os projetos:

• Olissipo Air Team: Air Cargo Challenge 2022 (AeroTéc), 1.450 euros;
  • Equipa de Ténis do Instituto Superior Técnico (ETIST), 750 euros;
  • FST11 (FST Lisboa), 2.000 euros;
  • GameDev Técnico Sessions (GameDev Técnico), 1. 000 euros;
  • Material para Projetos e Workshops (HackerSchool), 700 euros;
  • Revista Ágora (NEEA), 250 euros;
  • NEECathon – Edição 4 (NEECIST), 1.000 euros;
  • Explora os Materiais (NEMat), 1.250 euros;
  • XXV Semana da Física (NFIST),1. 000 euros;
  • Videoclipe – Lisboa Vadia (TFIST), 600 euros;
  • Carregador para TLM04 (TLMoto), 2.000 euros.