O Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico (CTN) implementou um novo sistema de separação e recolha diferenciada de resíduos sólidos urbanos com a instalação de 45 eco-ilhas em todos os edifícios do campus. A iniciativa, uma parceria com a Sociedade Ponto Verde, abrange todos os edifícios do campus situado no município de Loures e pretende envolver toda a comunidade.
“O novo sistema vem permitir que todos os membros do CTN possam fazer a separação de resíduos de uma forma mais fácil, rápida e eficaz e assim contribuir para aumentar sustentabilidade ambiental do campus”, explica Marta Almeida, Professora do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) e investigadora do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) responsável pelo projeto.
Este projeto consistiu na instalação de 45 eco-ilhas em locais estratégicos nos espaços comuns de todos os edifícios do CTN, para recolha de resíduos indiferenciados, plástico, papel e vidro.
“Uma grande parte da comunidade já fazia a separação dos resíduos, no entanto esta era feita de uma forma desarticulada. O sucesso desta iniciativa está dependente da colaboração de toda a comunidade. Considerando o envolvimento que houve até agora e que juntou investigadores, alunos, técnicos e auxiliares da limpeza no processo de montagem e instalação das eco-ilhas, a participação ativa nas ações de formação e esclarecimento e a correta utilização dos contentores nas últimas semanas, prevê-se que venhamos a ter resultados muito positivos”, complementa Marta Almeida.
Esta iniciativa de um grupo de elementos da comunidade do CTN, com o apoio da gestão do campus, incluiu também sessões de formação para os membros da equipa de limpeza e uma ação de sensibilização e esclarecimento para toda a comunidade.