Centenas de estudantes preparam-se para o mercado de trabalho com Talent Bootcamp no Técnico

A 3 e 4 de maio, os estudantes da Escola puderam aprimorar as suas competências de comunicação adaptada ao meio empresarial.

“Empresas, têm perante vós o maior talento deste país”. Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, afirmava-o sem reservas no início da tarde de 3 de maio, referindo-se aos estudantes da Escola, que se preparavam para contactar com representantes do tecido empresarial em mais uma edição do Talent Bootcamp organizado pela Magma Studio em parceria com o Técnico. A atividade, que se estendeu também à manhã desse dia e à do dia seguinte, serviu de palco a exercícios de comunicação e sessões de networking entre estudantes e empresas, contando com mais de 200 pessoas envolvidas.

Contando com a parceria de cerca de 20 núcleos de estudantes do Técnico, o evento deu também oportunidade aos participantes para desenvolver diversas competências ligadas à inserção no mercado de trabalho –  elaborar um CV eficaz e conduzir entrevistas de emprego foram alguns dos tópicos abordados.

“Não deixem esta rapaziada ir embora”, disse Rogério Colaço no seguimento do seu discurso, intimando as empresas presentes a estancar a “hemorragia de talento de que o país sofre” através da oferta de “boas condições de trabalho para todos” e “bons contratos”. “[Os estudantes] vão dar tudo de volta a dobrar”, garantiu o presidente, que reforçou diversas vezes as competências destes participantes no Talent Bootcamp.

Pedro Reis, estudante que frequenta o 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Civil, diz ter vindo “pela excelência das empresas” envolvidas no evento e para ficar a saber mais sobre estágios de verão e oportunidades de formação extra. “Melhorei as minhas capacidades de comunicação com diferentes entidades”, destaca o aluno, nomeando o ‘carrossel de empresas’, na qual pôde conhecer melhor muitas delas, como a sua atividade preferida do evento.

Um dos focos do Talent Bootcamp residiu no desenvolvimento e execução de um pitch, uma pequena apresentação que cada estudante fez a empresas. Sílvia Cintra já participou em outros Talent Bootcamps enquanto avaliadora destes pitches e confessa “sair sempre inspirada”. Alumna do Técnico na área da Engenharia Química, diz ter aproveitado a manhã para “passear no Jardim Sul e matar saudades”. “O Técnico deixa-me memórias muito boas”, recorda.

Fotogaleria