Cientista do Técnico regressa à sua escola na Madeira

O programa educativo “Cientista Regressa à Escola” iniciou a edição de 2023 com o professor do Técnico e presidente do ITI Larsys, Nuno Nunes, a voltar à sua escola primária, na Madeira.

A Escola Básica da Pena, no Funchal, recebeu 44 anos depois o seu antigo aluno, agora professor e investigador do Técnico, Nuno Nunes, no âmbito do programa “Cientista Regressa à Escola”. Duas turmas do 4.º ano tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de programação e saber mais sobre inteligência artificial, na oficina dinamizada pelo também professor no Departamento de Engenharia Informática e Presidente do Instituto de Tecnologias Interativas (ITI LARSyS) à escola, este mês de fevereiro.

O Técnico é, desde o início deste projeto de educação circular, em 2021, parceiro da Native Scientists na divulgação do programa junto da sua comunidade científica. Através desta parceria, que leva os cientistas às suas escolas de 1.º ciclo, a Escola capacita os cientistas em comunicação de ciência – uma vez que recebem formação prévia na área – e contribui para a promoção da literacia científica e o combate à desigualdade no acesso à ciência no país.

Desde setembro de 2021, 16 cientistas regressaram às suas escolas, no âmbito deste programa. A organização estima que até ao final de 2023, mais 24 cientistas portugueses o façam.

Participaram já nas edições anteriores do “Cientista Regressa à Escola”, os professores e investigadores do Técnico Margarida Palma; Nuno Canha e Rui Ferreira.