Campus e Comunidade

CIO@IST traz até ao Técnico o responsável pela DSI do Grupo EDP

O engenheiro Vergílio Rocha, responsável pela Direção de Sistemas de Informação do Grupo EDP, foi o orador da quinta sessão.

Decorreu, esta terça-feira, mais uma sessão da iniciativa CIO@IST, que pretende trazer até ao Técnico responsáveis de topo da informática de grandes organizações para que estes possam partilhar a sua experiência e mostrar um panorama de médio prazo dos desafios da Informática nas suas organizações e no setor económico onde se inserem.

O engenheiro Vergílio Rocha, responsável pela Direção de Sistemas de Informação do Grupo EDP, foi o orador desta quinta sessão, onde apresentou os desafios que se colocam à EDP nas tecnologias e organização dos sistemas de informação do grupo, nomeadamente para uma EDP Digital.

O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, abriu a sessão, lembrando que esta é uma série de “interessantes seminários” que mostra que “a importância da Informática é muito maior do que a maior parte das pessoas pensa.

Vergílio Rocha tomou então a palavra, para uma palestra dividida em três grandes pontos: o que é a EDP hoje; o que são as tecnologias da informação no grupo EDP; a transformação digital do Grupo EDP. “Se tivesse que resumir, em poucas palavras, o que é a EDP, diria que é seguramente uma das poucas grandes empresas do país, o que não é necessariamente bom nem para o país nem para a EDP, mas é, de facto, muito bom para quem lá trabalha, abrindo muitas oportunidades”, afirmou.

O engenheiro mostrou o panorama geral da empresa, mas lembrou que há vários desafios nesta área de atuação: “É certo que ninguém consegue imaginar o que vai ser o mundo da Energia daqui a 10 anos (…). O que a EDP faz é tentar colocar-se no caminho certo para superar os futuros desafios, muitos deles completamente imprevisíveis”.